terça-feira, 28 de março de 2023

Oito cidades do Ceará registram mais que o dobro de chuvas previstas para março


Foto Diário do Nordeste 
Com o cenário de chuvas intensas no Ceará, 8 cidades já registram o dobro do volume de precipitações previsto para o mês de março inteiro. Em Porteiras, por exemplo, o acumulado já supera a média histórica em 172%.

Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), coletados pelo Diário do Nordeste às 15h dessa segunda-feira (27).

No Ceará como um todo, o volume esperado para março também já foi ultrapassado. A “normal pluviométrica”, que corresponde à média histórica, é de 203.4 milímetros – mas até ontem (27), o mês já registrava 252.3 mm de chuvas (24% acima).

CHUVAS JÁ ERAM ESPERADAS

O volume de precipitações pode impressionar, principalmente diante dos efeitos estruturais, mas já era esperado, como aponta Lucas Fumagalli, meteorologista da Funceme. “Já aconteceram chuvas mais intensas no passado”, contextualiza.

O acumulado de 230 mm em 24h em Deputado Irapuan Pinheiro, por exemplo, é a 17ª chuva mais intensa desde 1970, segundo Lucas. “Mas, mesmo assim, chama atenção pelo volume”, frisa.

O meteorologista explica que os rastros deixados pela água nas cidades do interior têm relação com fatores naturais. “Temos o relevo, altas temperaturas durante o dia, e a Zona de Convergência Intertropical, que está mais próxima da zona litorânea, mas vem causando impactos no interior”, pontua.

Com informações do Diário do Nordeste