terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Elmano diz que Estado discutirá com municípios gestão do Parque Nacional de Jericoacoara

Foto: Reprodução/ Facebook Elmano Freitas

Depois de anunciar a suspensão do edital de privatização do Parque Nacional de Jericoacoara, o governador Elmano de Freitas (PT) determinou que as secretarias estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizem imediatamente audiências públicas nos três municípios afetados para discutir a gestão do parque.

“Vamos dialogar com os prefeitos dos três municípios afetados pelo parque e sentar com a população para ouvir sugestões de que maneira podemos manter o parque e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo”, disse o governador nesta segunda-feira (27).

A suspensão do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada foi anunciada nesse fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado por Elmano depois de assumir o Abolição.

Da área total, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará, que propõe a gestão compartilhada do Parque Nacional. De acordo com o governador, a suspensão permite que o Estado possa, com a tranquilidade e responsabilidade necessárias, dialogar com a União e todos os envolvidos.

“Queremos fazer mais investimento. Nós temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, afirmou o governador.