quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Dia Mundial da Infância e os Direitos das Crianças

24 de Agosto - Dia Mundial da Infância - Instituto da Infância - IFAN

Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas", Mateus 9:14. Garantir que todas as crianças tenham vida plena é a prioridade da Pastoral da Criança, pois cuidar de uma criança é responsabilidade de cada um de nós. 

Elas devem ser amadas e cuidadas integralmente. 

Cada criança tem o direito de se desenvolver, brincar, estudar, comer, dormir, ter acesso à saúde, receber amor, carinho, viver com a família, ser protegida e tudo mais que garanta que sua vida seja plena, abundante, segura e tranquila. Para conversar sobre isso, convidamos Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

Neste, dia 24 de agosto, se comemora o Dia da Infância. Devemos fazer desse dia, mais que uma memória de nossos bons tempos como crianças. Devemos refletir e buscar saídas que ajudem a romper esse ciclo de pobreza e abandono, e levar um futuro melhor para essas crianças.

Qual é a diferença entre o dia mundial da infância e o dia das crianças?

Diferente do dia das crianças, que possui um apelo mais comercial, o dia mundial da infância representa um período de reflexão sobre o modo como ela estão sendo tratadas e formadas, tanto pelas famílias quanto por outras instituições.

Qual seria, então, o principal objetivo desta data?

A data lembra que todas as crianças têm direitos garantidos por leis e que devem ser tratadas com dignidade, viver em um ambiente saudável, longe de qualquer tipo de exploração, agressão, descuido e discriminação.

Quais são os principais direitos da criança?

A criança tem direito à alimentação, de crescer com saúde, receber educação para desenvolver suas aptidões e seus sentimentos, direito à igualdade sem distinção de raça, religião ou nacionalidade. Direito a um nome, sobrenome, em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro, crescer sob a proteção dos pais com afeto e segurança, não pode ser abandonada, explorada ou espancada e não deve trabalhar porque isso atrapalha seu desenvolvimento físico e mental. Ela deve se desenvolver com igualdade de oportunidades, liberdade e dignidade, ser educada sem preconceito e com espírito de amizade, paz e fraternidade, desenvolvendo todas as suas potencialidades.

De que forma a Pastoral da Criança celebra este dia?

A Pastoral da Criança, geralmente, organiza nas comunidades reuniões e encontros para falar dos direitos das crianças. No dia da Celebração da Vida, os líderes conversam com as famílias sobre a importância de amar, cuidar e proteger nossas crianças para que elas vivam e cresçam com saúde e sejam respeitadas em um ambiente de paz.