terça-feira, 31 de maio de 2022

Crianças de até 9 anos são mais da metade dos casos positivos de coronavirus no Ceará em maio


Os lembretes de que a pandemia de Covid não acabou têm se multiplicado entre famílias de crianças cearenses. Mais de mil pessoas testaram positivo no Ceará, em maio, até domingo (29) – mais da metade delas têm de 0 a 9 anos de idade.

O número de crianças infectadas pelo coronavírus já é quase 4 vezes maior do que o de idosos que contraíram a doença, neste mês, como também mostram os dados do Integra SUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Entre 1º e 29 de maio, período mais atual disponível no Integra SUS, 1.070 pessoas foram diagnosticadas com Covid no Ceará, das quais 551 tinham até 9 anos – o correspondente a 51,5%. O número ultrapassa os 529 testes positivos em crianças do mês de abril inteiro. Predominam os casos em pacientes de 0 a 4 anos.

Das 8 mortes causadas pelo vírus pandêmico, uma vitimou um bebê de 1 ano, conforme os registros do Integra SUS.

Robério Leite, infectologista pediátrico, ressalta: as crianças são, no atual momento, o grupo mais desprotegido contra a Covid. “A vacinação chegou bem mais tarde, e para menores de 5 anos ainda nem começou, aguardando estudos e aprovação da vacina”, destaca.

O especialista afirma que a avaliação dos dados de segurança e eficácia do imunizante infantil tem é “promissora”. Enquanto isso, “o relaxamento do distanciamento, do uso de máscaras e a volta ao ensino presencial favoreceram a transmissão entre as crianças”.

Com informações do Diário do Nordeste.