quarta-feira, 27 de abril de 2022

Atuação do Ceará na educação é exemplo em evento nacional


Nesta terça-feira (26), a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), participou do Encontro Anual Educação Já 2022, evento promovido pela iniciativa Todos Pela Educação, em São Paulo. Na ocasião, o estado foi apresentado como um exemplo a ser seguido na área da educação.

Abrindo a apresentação no painel “O Brasil tem o que aprender com o Brasil”, Izolda Cela destacou três aspectos importantes que justificam a posição de destaque do Ceará na Educação do Brasil.

De acordo com a governadora, a primeira é que a educação é uma ação que se lança e se firma com status de prioridade, mobilizando compromissos a partir de um diagnóstico claro; o investimento na construção de uma colaboração entre Estado e municípios de forma horizontal e respeitosa e o engajamento dos diversos níveis.

Desafios em 2022

A governadora Izolda Cela também relatou sobre os desafios atuais da Educação, especialmente no período pandêmico, e o compromisso com a formação em tempo integral.

“Destaco também a recomposição da aprendizagem, por conta das escolas sem as aulas presenciais. Agora ainda estamos sentindo e tendo uma visão mais realista sobre a extensão dessas consequências. Vamos trabalhar para que os jovens tenham a condição de aprendizado novamente. Temos também compromisso com a expansão das escolas em tempo integral no Ceará, e está firmado em legislação. Já chegamos em 2022 com 60% das escolas de ensino médio já funcionando em tempo integral”, explicou Izolda.

Primeira Infância

Izolda ressaltou que a importância dos projetos realizados pelo governo, “educação e cuidado com a Primeira Infância também já são prioridade no Ceará ao longo desses anos. Temos o compromisso de apoiar os municípios na oferta de melhores equipamentos, completos e adaptados para o atendimento das crianças (com os Centros de Educação Infantil), com uma visão intersetorial e interdisciplinar”, concluiu.

Matemática e o Mercado de Trabalho

“Cuidar para que os alunos possam avançar e aprender a Matemática, considerando que a Matemática promove o desenvolvimento do pensamento lógico, de capacidades mentais importantes, e que vão ajudar inclusive na preparação e conexão para o mercado de trabalho, que também considero uma missão importante do Ensino Médio”, defendeu Izolda.

O Projeto C-Jovem foi recém-lançado e acontece em parceria com grandes players internacionais, universidades e outras instituições. De acordo com a governadora, esse projeto vai formar estudantes da rede estadual de ensino médio em desenvolvimento de novas tecnologias.