Mais remessas de vacinas desembarcaram em Fortaleza nos primeiros dias de fevereiro. Na quarta-feira (2), o Ceará recebeu um lote com 81.100 doses pediátricas da Pfizer, para vacinação das crianças entre 5 e 11 anos, e outro com 241.680 doses da CoronaVac, que serão utilizadas para imunização dos pequenos a partir de 6 anos. Ainda na quarta, chegou nova remessa com 126.750 doses de AstraZeneca, para aplicação da dose de reforço da população adulta. Nesta última quinta-feira (3), desembarcou uma carga com 135.250 doses da Janssen, também para reforço na imunização.
O governador do Ceará, Camilo Santana, compartilhou nas redes sociais sobre a chegada dos imunobiológicos e reforçou o compromisso de proteger os cearenses. “Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados! Vacinas salvam vidas”, publicou.
Todas as remessas foram enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Após desembarque em solo cearense, as cargas são encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde seguem para distribuição aos municípios em até 24 horas, por meio de rotas aéreas e terrestres.
O Ceará aplicou mais de 16 milhões de doses até esta última quinta-feira (3). O reforço (D3) chegou ao braço de mais de 2 milhões de cearenses. Já o ciclo vacinal básico, com duas doses ou dose única da Janssen, foi cumprido para 6,7 milhões de pessoas no Estado.