quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Léo Pinheiro escreve carta para retirar acusações contra Lula

 

O ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, escreveu uma carta de próprio punho onde retira as acusações feitas por ele próprio contra o ex-presidente Lula durante delação premiada na Operação Lava-Jato.

O empreiteiro escreveu a carta em maio e o documento foi anexado ao processo contra o ex-presidente no mês seguinte. Pinheiro deixa claro que nunca autorizou e que não tem informações sobre pagamentos de suborno às autoridades acusadas no caso.

Ele também esclareceu que não houve menção sobre vantagens indevidas na famigerada reunião ocorrida em Costa Rica. Esse ponto foi chave para defesa de Lula que pediu à Justiça de São Paulo o arquivamento da investigação.

Ainda durante a carta, o empreiteiro afirma que não tem conhecimento “se houve intercessão do Ex. Presidente Lula junto à Presidente (ex) Dilma e/ou Ex. Ministro Paulo Bernardo”.

“A empresa OAS não obteve nenhuma vantagem, pois inclusive não foi beneficiada por empréstimos do BCIE – Banco Centro Americano de Integração Econômica. Não sabendo informar se houve efetividade da solicitação do Presidente do BCIE, senhor Nick Rischbieth Alöe junto ao senhor Ex. Presidente Lula e demais autoridades citadas”, completa.

De acordo com informações colhidas pelo O Globo, Léo Pinheiro quer fazer outras cartas para retirar trechos de suas acusações contra Lula. Um depoimento do empreiteiro dado antes de ele assinar sua delação foi usado para condenar Lula no caso do triplex, que neste ano foi anulado.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução