quinta-feira, 13 de maio de 2021

Eleição 2022: Datafolha aponta que, em 2º turno, Lula teria 55% contra 32% de Bolsonaro

A primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2022, realizada pelo Instituto Datafolha após a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, que restabeleceu os direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aponta que, em um eventual segundo turno, o líder petista receberia 55% dos votos dos brasileiros, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro.

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, no final da tarde desta quarta-feira, foi realizada nessa terça e nesta quarta-feira (12), ouviu, de forma presencial, 2.071 pessoas em 146 municípios e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais. De acordo com o levantamento, no primeiro turno, Lula chegaria a 41% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro.

Outros pré-candidatos, também, aparecem na pesquisa de intenção de votos, mas com citações abaixo dos dois dígitos: o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido) é citado por 7% dos eleitores, aparecendo, em seguida, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

A leitura dos números do Datafolha mostra que, em um eventual segundo turno contra o presidente Bolsonaro, o ex-presidente Lula venceria com uma folgada diferença (55% a 32%), atraindo, de acordo com a pesquisa, votos de João Doria, Ciro e Luciano Huck, enquanto o presidente herdaria a maior fatia dos que optam por Moro, seu ex-ministro da Justiça e atual desafeto.

Um cenário do segundo turno entre Lula e Sérgio Moro mostra, também, vantagem do petista (53% a 33%), o mesmo se repetindo com o tucano João Doria (57% a 21%). Se Bolsonaro chegar ao segundo, cenários mostram cenários distintos: 39% (Bolsonaro) X 40% (João Doria); 36% (Bolsonaro) X 48% (Ciro Gomes).

Com informações do Ceará Agora.