sábado, 6 de março de 2021

Ceará deve registrar chuvas em quase todo o território no fim de semana

Foto Thais Mesquita
O mês de março começou com chuvas significativas em quase todos as regiões do Estado. Neste fim de semana, as condições vão continuar favoráveis às chuvas, principalmente no centro-norte. O cenário previsto se dá pela formação de áreas de instabilidade associada à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no Estado.

No intervalo entre a quinta-feira e a sexta-feira, pelo menos 116 municípios registraram precipitações, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os principais foram em Caucaia, posto Sítios Novos, com 62 mm; Morada Nova, posto Aruaru com 56 mm; Massapê, posto Tangente, com 54,4 mm; e Senador Sá, posto Salão, com 50,0 mm.

Os maiores acumulados previstos para os próximos dias deverão se concentrar nas macrorregiões do noroeste, em Ibiapaba e Litoral Norte, no Litoral do Pecém, no Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais macrorregiões, as precipitações são esperadas em pontos isolados, com intensidade variando entre fraca e moderada até o próximo domingo.

Já nas partes mais próximas do litoral, as chuvas deverão ocorrer, principalmente, no período da madrugada e manhã. Poderão sofrer influência de sistemas locais como a brisa terrestre, que é uma corrente formada por ventos noturnos que sopram do continente em direção ao oceano. Na Ibiapaba e Litoral Norte, os principais acumulados são esperados para tarde e noite.

Dados preliminares apontam fevereiro, o primeiro mês da quadra chuvosa no Estado, com volume acumulado de 138,03 mm, 16,6% de desvio positivo, mas ainda dentro da categoria normal. A região com melhor cenário foi a do Cariri, onde choveu 44,41% acima da normal climatológica. Situação diferente vive a região do litoral de Fortaleza, onde choveu 47,9% abaixo da normal.

Chuvas de março

Dia 1: 159 municípios do 178 informados

Dia 2: 152 municípios dos 178 informados

Dia 3: 130 municípios dos 175 informados

Dia 4: 96 municípios dos 171 informados

Dia 5: 118 dos 123 municípios informados

Com informações do O Povo.