terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Proprietários de veículos automotores tem até sexta-feira para pagar, com desconto de 5%, em parcela única, o IPVA

Os proprietários de veículos automotores têm até a próxima sexta-feira para pagar, em parcela única, com desconto de 5%, o IPVA. A previsão do Governo do Estado é que a arrecadação, com o tributo, chegue a 1 bilhão de reais. A frota de veículos sobre a qual incide o IPVA é de 2 milhões e 300 mil carros.

Os cálculos da Secretaria da Fazenda revelam que, até essa segunda-feira, 270 mil contribuintes já quitaram o imposto com o desconto. De acordo com a legislação estadual, são isentas do pagamento do IPVA as pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos.

Os recursos arrecadados com o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, segundo a coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria da Fazenda,  Germana Belchior, são convertidos em obras e serviços para a população dos 184 municípios do Ceará.

Quem tem dúvida sobre o pagamento do imposto, para emitir o boleto, basta acessar os aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A base de cálculo do IPVA  deste ano sofreu redução de 4,95% em relação a 2020.


Outra informação importante: o  Documento de Arrecadação do Estado (DAE) vai ser gerado depois de preenchida a informação do chassi ou Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.
 

O pagamento parcelado em cinco vezes vai valer a partir de fevereiro, com os vencimentos em 10 de fevereiro, 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00.