quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Anvisa diz que não aprovará CoronaVac automaticamente

Vacina é desenvolvida pela chinesa Sinovac e deve ser produzida no Brasil pelo Butantan

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma nota nesta quinta-feira (26) em que afirma ainda não ter recebido a maior parte da documentação necessária em relação à CoronaVac e que uma eventual aprovação da vacina contra a covid-19 na China, país de origem, não significa em liberação automática no Brasil.

Segundo o órgão, no processo criado para facilitar o registro, chamado de submissão continuada, o Instituto Butantan, parceiro da fabricante Sinovac no Brasil, forneceu apenas "dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues".

PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

"A Anvisa informa que eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China NÃO implica aprovação automática para o Brasil", diz outro trecho do comunicado.

A agência explica que tem "medidas para evitar retrabalho e esforços desnecessários e, por isso, é possível considerar análises realizadas por outras agências para sua decisão".

Ressalta, no entanto, "que o reconhecimento tácito da aprovação por outras agências para registro de vacinas aqui no Brasil não é previsto em lei e pode representar risco à população brasileira".