As eleições para prefeitura de Fortaleza em 2020, assim como o pleito presidencial em 2018, promete ser um dos mais acirrados dos história da política brasileira. Nesta sexta-feira, 25, sai a primeira pesquisa da disputa para o Paço Municipal. Os deputados federais Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT) aparecem na dianteira.
As informações são do jornalista Henrique Araújo. Conforme o profissional, os dados são do Instituto Zaytec Brasil e foi encomendada pelo PT. O candidato bolsonarista aparece com 34,3% da intenções de voto, enquanto a petista vem em seguida com 25,2%.
Depois aparecem Heitor Ferrer (SD) com 5,8%, Sarto (PDT) com 4,3%, Célio Studart 2,1% e Renato Roseno (Psol) com 2%. Os demais candidatos não ultrapassaram a marca de 1%.
Até a publicação desta matéria, 10 candidatos haviam se registrado para a disputa da prefeitura de Fortaleza no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo para os partidos políticos e as coligações apresentarem candidatos à Justiça Eleitoral encerra neste sábado, 26, às 19 horas.
Veja os números completos da pesquisa
- Capitão Wagner (Pros): 35,1%
- Luizianne Lins (PT): 23,2%
- Heitor Ferrer (SD): 7,1%
- Sarto (PDT): 5,1%
- Renato Roseno (Psol): 3,5%
- Célio Studart (PV): 2,7%
- Anízio Melo (PCdoB): 0,7%
- Heitor Freire (PSL): 0,5%
- Samuel Braga (Patriotas): 0,4%
- Paula Colares (UP): 0,2%
- Branco e Nulo: 13,4%
- Não sabem ou não responderam: 8,1%
ERRARA: O Partido dos Trabalhadores havia divulgado números de uma pesquisa anterior, realizada em 14/09, não registrada. A sigla encomendou uma nova pesquisa em 23/09. Os números divulgados anteriormente eram do primeiro levantamento, mas foram corrigidos com as cifras da última pesquisa.