sexta-feira, 5 de junho de 2020

CEARÁ: Quatro municípios tiveram mais de mil pacientes recuperados


Fortaleza, Maracanaú, Caucaia e Sobral são, respectivamente, os municípios com maior número de pacientes recuperados do novo Coronavírus. Eles representam 22.193 das 39.269 pessoas que já se recuperaram no Ceará. Nestas cidades, 19.336 já se curaram.

O Integrasus, que acompanha a evolução da doença, mostra que a maioria dos recuperados estão nos municípios ao redor da capital. Fora deste eixo, aparece Sobral, na Região Norte do Estado. Dos 2.675 casos confirmados, 1.127 já se recuperaram, conforme o gráfico. De acordo com Josiane Dorneles, assessora técnica da Secretaria da Saúde, os pacientes são tratados a partir do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). 

A terapia combina o uso do corticoide prednisona e do antibiótico azitromicina em vítimas a partir do quinto dia de sintomas - e que não precisem ser internados. Até o momento, já foram distribuídos cerca de 157 kits de tratamento. “As pessoas que testaram positivo para Covid-19 e que estejam fazendo tratamento em casa, se houver piora nos sintomas, os remédios são prescritos ou o paciente é encaminhado para internamento hospitalar”, disse. 

Infectologistas apontam que a realização de testes em massa é uma das principais medidas para mapear a evolução da doença e combatê-la com mais eficiência. O Ceará distribuiu cerca de 220 mil testes entre os municípios, sendo o estado que mais realiza exames. 

“No Ceará, os testes rápidos estão amplamente distribuídos em todos os municípios. Tivemos distribuição de testes em 5 fases, contemplando órgãos de Segurança Pública, hospitais, UPAs, CEO e Policlínicas do Estado, além de outras atividades essenciais. E mais 150.000 testes serão distribuídos nas próximas duas semanas”, detalhou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Maior pesquisa epidemiológica

A quantidade de testagens rápidas realizadas no Estado deve dar um salto nas próximas semanas. Isso ocorrerá porque, desde a última terça-feira (2), o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), iniciou a maior pesquisa epidemiológica do Brasil. Serão realizados 9,9 mil testes na população durante as três fases da pesquisa, prevista para ser concluída no próximo mês.

Os resultados irão compor o Inquérito Sorológico e indicarão a evolução da doença na Capital. “Teremos a oportunidade de identificar o número de pessoas que já foram infectadas e, com esses dados percentuais, teremos como tomar decisões mais seguras”, concluiu o governador Camilo Santana.