
Apenas em abril, 748.484 benefícios de seguro-desemprego foram
requeridos, alta de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando
o total de pedidos tinha atingido 612.909. Ao todo, 87% dos benefícios
foram pedidos pela internet no mês passado, contra apenas 1,7% em abril
de 2019.
Número acumulado
Apesar da alta em abril, os pedidos de seguro-desemprego continuam
relativamente estáveis no acumulado do ano, tendo somado 2.337.081 de
janeiro a abril de 2020. O total representa aumento de 1,3% em relação
ao acumulado no mesmo período do ano passado, 2.306.115.
A própria secretaria, no entanto, estima que os dados para o ano
podem estar subestimados em até 250 mil pedidos. Isso porque diversos
trabalhadores sem acesso à internet não estão conseguindo pedir o
benefício nas unidades do Sine, que estão com o atendimento presencial
suspenso por causa da pandemia de covid-19.
A estimativa foi elaborada com base na média dos pedidos de
seguro-desemprego por meio do atendimento presencial. Segundo o
Ministério da Economia, a pasta está divulgando as projeções de pedidos
que deixaram de ser realizados para dar um quadro mais honesto do
impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho.
Nos quatro primeiros meses do ano, 39,3% dos requerimentos de
seguro-desemprego (918.688) foram pedidos pela internet, pelo portal
gov.br e pelo aplicativo da carteira de trabalho digital; 60,7% dos
benefícios foram pedidos presencialmente. No mesmo período do ano
passado, 98,2% dos requerimentos (2.270.285) tinham sido pedidos nos
postos do Sine e apenas 1,6% (35.830) tinha sido solicitado pela
internet.