quinta-feira, 30 de abril de 2020

1998 OR2, o asteroide 'potencialmente perigoso' que acaba de passar perto da Terra

O asteroide 1998 OR2 tem cerca de dois quilômetros de largura.
A Terra foi uma testemunha privilegiada da jornada de um asteroide gigante nesta quarta-feira (29/04).
O corpo celeste, de cerca de 2 quilômetros de largura, passou a uma distância que os astrônomos definem como "aproximação".

O asteroide OR2 1998 passou a cerca de 6,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso é mais de 16 vezes a distância que nos separa da Lua.

Mas, apesar do fato de a Nasa, agência espacial americana, ter alertado que o asteroide não representaria um risco para a Terra, os astrônomos o classificaram como "potencialmente perigoso".

Por que é considerado perigoso se passou tão longe?
O asteroide 1998 OR2 passou a uma distância 16 vezes maior que a entre a Lua e a Terra

O asteroide 1998 OR2 passou a uma distância 16 vezes maior que a entre a Lua e a Terra

A importância do rastreamento

O perigo potencial, segundo a Nasa, tem mais a ver com o que ele pode se tornar no futuro.

"O asteroide 1998 é classificado como 'potencialmente perigoso' porque, ao longo de um milênio, qualquer pequena variação em sua órbita pode criar mais perigo para a Terra do que representa agora", explicou a agência espacial em um comunicado.

Por isso, é importante para os astrônomos rastrear o asteroide durante sua aproximação à Terra.

"Usando telescópios e radares, observar as mudanças no asteroide nos permite avaliar melhor seu perigo a longo prazo", diz o comunicado.

Segundo a Nasa, quase todos os asteroides próximos à Terra, de tamanho semelhante ou maior, já foram descobertos, rastreados e catalogados

Segundo a Nasa, quase todos os asteroides próximos à Terra, de tamanho semelhante ou maior, já foram descobertos, rastreados e catalogados


Perigo futuro?

O asteroide 1998 OR2 foi descoberto em 1998 e os astrônomos o rastreiam desde então.

"Como resultado, avaliamos sua trajetória com muita precisão e podemos dizer com segurança que este asteroide não tem chance de causar impacto nos próximos 200 anos", diz a Nasa.

Segundo a agência espacial, a próxima aproximação ocorrerá em 2079 e o tornará muito mais próximo: cerca de 4 vezes a distância da Terra à Lua.

Os astrônomos aproveitaram a aproximação do asteroide para observá-lo com mais detalhes.

Observar grandes asteroides é mais fácil do que observar pequenos asteroides, porque eles refletem mais luz e podem ser melhor detectados por um telescópio.

Segundo a Nasa, quase todos os asteroides próximos à Terra, de tamanho semelhante ou maior, já foram descobertos, rastreados e catalogados.

"É extremamente improvável que um desses grandes asteroides possa impactar a Terra no próximo século, mas continuam os esforços para descobrir asteroides que podem representar perigo futuro", diz a Nasa.