sábado, 9 de novembro de 2019

Caminhada em memória dos mortos no flagelo da seca em 1932 neste domingo em Senador Pompeu

Considerado o maior ato religioso social em memória dos mortos no flagelo da seca de 1932 no Nordeste brasileiro, a Caminhada da Seca, será realizada pelo 37º ano consecutivo na manhã deste domingo (10), em Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará. O tema deste ano é “Com Maria mãe das dores e as santas almas da barragem, caminhamos na defesa da vida“.

Quando o sol estiver surgindo no horizonte uma multidão vai partir da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade, até o cemitério ao lado do Açude Patu. Na caminhada de pouco mais de seis quilômetros serão relembrados depoimentos de sobreviventes do campo de concentração do Patu, onde morreram milhares de flagelados, que ao longo dos anos se transformaram no santo coletivo, das Almas da Barragem.

A caminhada marca também as lutas sociais em busca de justiça social e por políticas públicas de assistência ao sertanejo, movimento coordenado pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDHAC). Passado quase um século, a falta de água para consumo humano e a produção agrícola continua sendo um problema.

No encerramento da caminhada padre João Melo celebrará a missa campal diante do cemitério da barragem. Em seguida o portão do campo santo será aberto à visitação do público. Será o momento de os devotos das Almas da Barragem acenderem velas e pagarem suas promessas.

História

Na seca de 1932, a barragem, à época em construção, foi transformada em uma espécie de campo de concentração. Nele, milhares de flagelados, chegados do sul do Estado e de regiões vizinhas, ficaram confinados e morreram de fome e doenças, relata a história.

Desde 1982, a partir de uma iniciativa do padre Alberto Donati, à época pároco na cidade, juntamente com o coletivo formado pela paróquia de Nossa Senhora das Dores e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, essa tragédia histórica tem sido relembrada na manhã do segundo domingo de novembro.

37ª Caminhada da Seca

Dia 10 de novembro

5h – Igreja de Nossa Senhora das Dores

Senador Pompeu – Ceará

Com informações do Diário do Nordeste.