segunda-feira, 22 de outubro de 2018

'Negra feia e desgraçada', diz homem a idosa em voo; companhia é ameaçada de boicote


Um vídeo que apresentou ampla repercussão na internet vem cobrando a companhia aérea Ryanair por omissão diante de um caso de racismo. Uma senhora de 77 anos foi alvo de injúrias raciais por outro passageiro durante um voo da empresa, entre Barcelona e Londres, na última sexta-feira (19). O ataque foi registrado por outro tripulante, que divulgou as imagens na web.

A discussão teria se iniciado quando a mulher, que sofre de artrite, demorou para se levantar da poltrona, localizada no corredor, para que o homem pudesse se sentar na janela. Segundo passageiros que estavam no voo, em relato à BBC, o homem se irritou e passou a ofender a passageira com racismo.

No vídeo, visualizado mais de 1,8 milhões de vezes no Facebook, é possível ouvir o homem ameaçar “empurrá-la” para outro lugar. A gritaria atraiu a atenção da filha da vítima, que deixou o seu lugar para defender a mãe.

“Não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair”, diz o homem. “Estou dizendo a você. Se você não mudar de assento, eu vou empurrá-la para outro assento”.

Ele continua com as ofensas, apesar do envolvimento de outras pessoas que saíram em defesa da idosa. “Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida, afirma, antes de acrescentar: “Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada”.