segunda-feira, 23 de julho de 2018

Saques do PIS/Pasep referente a 2017 começam quinta

O abono salarial PIS/Pasep referente ao ano de 2017 começa a ser pago na próxima quinta-feira, 26, para os trabalhadores com nascimento em julho. Os beneficiários com data de nascimento entre julho e dezembro receberão os saldos em 2018, e os nascidos de janeiro a junho poderão retirar o dinheiro em 2019. Os recursos ficarão disponíveis até junho do ano que vem.

Tem direito ao abono o trabalhador inscrito nos programas há pelo menos cinco anos, que exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2017 e cuja média da renda mensal não tenha ultrapassado dois salários mínimos. Os dados informados pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) devem estar corretos.

Desde 2015, os beneficiários do PIS/Pasep recebem proporcionalmente ao número de meses trabalhados no período de apuração do abono. Assim, quem trabalhou 12 meses em 2017 receberá a quantia correspondente a um salário mínimo, que é R$ 954. Quem exerceu a atividade por um mês (ou até 44 dias) terá direito à parcela mínima de R$ 80.

Trabalhadores do setor privado são cadastrados no PIS e retiram o abano anual na Caixa Econômica Federal. Os servidores públicos municipais, federais e estaduais são vinculados ao Pasep, e a instituição de referência é o Banco do Brasil.