A partir desta segunda-feira (06) os consumidores com dívidas atrasadas terão a oportunidade de renegociar seus débitos
pelo computador, tablet ou celular com condições especiais. É a nova
edição do Feirão Limpa Nome da Serasa Experian que contará com grandes,
médias e pequenas empresas de diversos segmentos.
O Feirão Limpa Nome da Serasa Experian permite a renegociação pela internet diretamente com os credores de
qualquer lugar, com comodidade, segurança e de forma gratuita. Estarão
participando empresas de vários segmentos (bancos e financeiras, cartões
de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, entre outras),
oferecendo oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos
diferenciados e (ou) descontos para a quitação das contas em atraso.
Para participar, basta acessar o site, onde os consumidores encontrarão todos os detalhes do feirão,
empresas parceiras e como participar. Ao se cadastrar o consumidor
será direcionado a uma página na qual estarão listadas as dívidas que
constam na base de dados da Serasa e que podem ser negociadas com as
empresas participantes. Também serão apresentados os canais de
atendimento (telefones, e-mail, chat) disponibilizados por cada credor
e, em alguns casos, ofertas pré-estabelecidas através de boleto bancário
ou até mesmo simular, escolher a melhor condição de pagamento e gerar o
boleto de forma online.
O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor.
Assim, quem não tiver internet em casa, pode usar qualquer computador,
celular ou tablet para negociar. Na última edição do Feirão Limpa Nome
da Serasa, 320 mil consumidores limparam o nome.
Mapa da inadimplência
Somente em Fortaleza, mais 990 mil estão inadimplentes
e com os nomes negativados. Segundo estudo desenvolvido pela área de
Decision Analytics da Serasa Experian, em setembro de 2017, o número de
consumidores inadimplentes no país chegou a 60,5 milhões, 1,51% a mais
do que em setembro de 2016, quando eram 59,6 milhões. O montante
alcançado pelas dívidas no nono mês deste ano foi de R$ 267,5 bilhões,
com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.422,00.
A maior concentração dos negativados tem entre 41 e 50 anos
(19,5% do total). Em segundo no ranking de participação entre os
inadimplentes estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,6%
do total.
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Os homens representavam 50,9% dos inadimplentes em setembro/2017. A maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito
(29,6% do total). Na comparação com setembro/2016 houve queda de 0,6
ponto percentual nas dívidas nesse segmento. O setor de utilities
(energia elétrica, água e gás) respondeu por 17,8% do total de débitos
em atraso, aumento de 0,6 ponto percentual na comparação com
setembro/2016.
Já Telefonia alcançou 11,7% do montante: queda de 0,2
ponto percentual em relação a setembro de 2016. Já a inadimplência do
varejo era de 13,8% em setembro deste ano, aumento de 0,7 ponto
percentual na comparação com o mesmo mês de 2016. O setor de serviços
respondeu por 10,7% da inadimplência, queda de 2 pontos percentuais em
relação a setembro de 2016.
Feirão Limpa Nome é oportunidade
“O consumidor deve aproveitar a oportunidade da nova edição do Feirão
Limpa Nome para limpar o nome, renegociando com condições de pagamento
que caibam em seu bolso para sair da inadimplência”, diz diretor de
estratégia e gestão Serasa, Raphael Salmi. “Este ano decidimos por
realizar o feirão 100% online para ampliar a oportunidade e ajudar o
maior número de consumidores em todo o Brasil. Estamos na época de recebimento do 13º salário, e quem possui benefício, é recomendável que priorize o pagamento da dívida com este recurso”.
Todas as empresas participantes do Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas
aos consumidores para a negociação de pendências financeiras. Para
isso, elas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da
Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de
cada cidadão. “Cada empresa oferece uma proposta individualizada, com o
objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao
final do acordo ”, explica o executivo.
Consumidor deve se preparar antes de renegociar
O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes
de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas
fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber
quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais,
se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento
melhor se encaixam no orçamento.
Para ajudar a população, o SerasaConsumidor, disponibiliza
gratuitamente no site o e-book Como se preparar para a negociação de
dívidas, com uma série de dicas para fazer uma boa negociação e limpar o nome.
Serviço
Feirão Limpa Nome Online
Data: de 6 a 30 de novembro.
Horário: 24 horas por dia
Local: https://www.serasaconsumidor.com.br/feirao/
Data: de 6 a 30 de novembro.
Horário: 24 horas por dia
Local: https://www.serasaconsumidor.com.br/feirao/