quinta-feira, 27 de abril de 2017

SP: ônibus podem parar a partir da noite desta quinta

Faixas de ônibus poderão ser usadas por todos os motoristas / Divulgação/ViaSul“Há um movimento dos sindicatos para começar o recolhimento dos ônibus às 22h desta quinta-feira”, disse o Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, em entrevista à BandNews FM.

No entanto, a assessoria de imprensa do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo não confirmou a informação ao Portal da Band e informou que um reunião entre eles estaria marcada para este horário.

Em entrevista à rádio, o secretário disse ainda que, por causa da greve geral prevista para esta sexta-feira, o rodízio de carros estará suspenso o dia inteiro, assim como a Zona Azul.

De acordo com o secretário, os radares espalhados pela cidade já estarão programados para não multar. As faixas de ônibus poderão ser usadas por todos os motoristas, enquanto os corredores estarão livres apenas para o transporte escolar e para carros com duas ou mais pessoas. No caso do rodízio para caminhões ainda não há uma definição.

Para ajudar na organização do trânsito o secretário garante que 100% do efetivo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará operando normalmente.

Avelleda disse que o ideal é que as pessoas tentem se deslocar a pé ou de bicicletas e por viagens compartilhadas.

A Prefeitura e a SPTrans estão tentando uma liminar na justiça que obrigue os sindicatos a não paralisarem os serviços nesta sexta-feira.

Boechat: sindicatos não podem aderir à greve um dia antes

Veja as categorias que devem cruzar os braços na sexta-feira em São Paulo:

Trens

Na terça, os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram cruzar os braços em todas as Linhas: a 7-Rubi, entre Luz e Francisco Morato; a 8-Diamante, entre Júlio Prestes e Itapevi; a 9-Esmeralda, entre Osasco e Grajaú, e a 10-Turquesa; entre Brás e Rio Grande da Serra; 11-Coral, entre Luz e Estudantes; 12-Safira, entre Brás e Calmon Viana.

Aviação

Os aeroviários, que trabalham no solo, também vão se reunir, mas parte da categoria, incluindo a de Guarulhos, já aderiu ao movimento. Pilotos de avião e comissários de bordo paulistas também decidem amanhã se vão se juntar ao protesto.

Segundo informações da colunista Monica Bergamo, da BandNews FM, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos pediu ajuda ao MTST para fechar os dois principais aeroportos do país: o de Guarulhos e o de Congonhas. Segundo informações da jornalista, representantes da entidade se reuniram com o líder do movimento, Guilherme Boulos, na segunda-feira.

Metrô

Os metroviários informaram na tarde desta quarta-feira que vão aderir à greve. A categoerria não informou, até o momento, de que forma será feita a paralisação.

Ônibus

Na Região Metropolitana, já estão confirmadas as paralisações dos motoristas e cobradores do ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, Carapicuíba, Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia, Itapevi e Embu das Artes.

Bancários

Também prometem entrar em greve.

Educação

Professores estaduais e municipais de São Paulo já prometeram aderir à greve.

Metalúrgicos

A categoria é outra que já anunciou sua parada nesta sexta.

Saúde
Profissionais da saúde, como enfermeiros, já avisaram que vão aderir à greve.

Rodízio

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que, por enquanto, o rodízio de veículos está mantido na capital paulista.