sexta-feira, 3 de junho de 2016

Sistema tático de Dunga não favorece Ganso; veja como ele pode se encaixar

Ganso São Paulo (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press) 
 
Ganso terá que disputar posição com outros convocados para ter chance na Seleção (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press)
 
A convocação de Paulo Henrique Ganso cria a expectativa de vê-lo em campo novamente de camisa amarela. Seu último jogo pela seleção principal foi no dia 28 de fevereiro de 2012. Ele entrou no lugar de Ronaldinho Gaúcho na vitória por 2 a 1 sobre a Bósnia. Não fez gols. Nem nesse nem em nenhum de suas outras sete partidas.
Ganso joga como meia centralizado no 4-2-3-1 de Bauza, no São Paulo. Com liberdade para se movimentar e sem obrigação de compor linha de marcação, meia é destaque da temporada (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
Só que o esquema tático utilizado por Dunga neste momento não favorece a presença do jogador do São Paulo. 

O 4-1-4-1 tem um lateral-direito, outro esquerdo e dois zagueiros. Um volante mais fixo à frente da linha defensiva. 

Depois, dois jogadores centralizados que se revezam no apoio ao ataque e numa postura mais recuada, e dois abertos, habilidosos, que quebram defesas pelos lados, mas têm a obrigação de acompanhar o lateral adversário que apoia. 



Quando o Tricolor paulista utilizou o 4-1-4-1, em dois jogos, o Patón deixou Ganso no banco. O time se defendeu e, sem a posse de bola, optou por um meio mais combativo (Foto: Arte: GloboEsporte.com)
Por fim, o centroavante, que pode ser mais “paradão” ou ter maiores deslocamentos.
 
A especialidade de Ganso é ser o cérebro da equipe. O segredo de sua boa fase no São Paulo, que o levou de volta à Seleção, segundo o técnico argentino Edgardo Bauza, é ter liberdade. Com a posse de bola, o meia se mexe por todo o campo para articular o setor ofensivo. Sem ela, precisa ajudar na marcação, mas tem “licença” para não fazer parte de nenhuma das linhas. É quem fica mais próximo do centroavante, jogador mais adiantado.

O São Paulo utilizou-se duas vezes em 2016 do 4-1-4-1 que, desde o fim do ano passado, predomina na Seleção. Em ambas, Bauza deixou Ganso no banco. Eram jogos especiais, é verdade. Ambos na altitude. 


Em La Paz (3.600 metros), a equipe não podia perder do The Strongest para se classificar. Em Toluca (2.600 metros), podia perder por até três gols de diferença que estaria na próxima fase.
 
Mas a decisão de tirar seu principal jogador também tem a ver com tática. Bauza queria rechear o meio-campo com atletas de outras características, mais defensivas. 

Ganso entrou na Bolívia, aberto na esquerda, mas, ao ver que esse posicionamento era inviável, o técnico colocou Alan Kardec naquele setor e deixou o camisa 10 como homem mais avançado.

O 4-1-4-1 é também o esquema da seleção brasileira de Dunga. Não favorece Ganso, que teria de disputar uma vaga com Renato Augusto e compor a segunda linha de quatro no sistema de marcação (Foto: Arte: GloboEsporte.com)Na seleção brasileira, Ganso certamente não será titular, pelo menos no início, mas sua presença no banco de reservas levará Dunga e a comissão técnica a sempre imaginarem uma alternativa diferente, de mudança de ritmo de jogo.

O meia terá duas opções: no 4-1-4-1, se adaptar ao que faz Renato Augusto, por exemplo. Por muitas vezes ele é o volante da equipe, recua para receber a bola dos zagueiros e compõe com muita disciplina uma linha de marcação que também conta com Elias, Philippe Coutinho e Willian.
 
No amistoso contra o Panamá, Dunga testou formação no 4-4-2, com Lucas Lima mais adiantado. Assim, Ganso poderia se encaixar melhor, perto do atacante e livre das linhas de marcação (Foto: Arte: GloboEsporte.com)No trecho final da vitória por 2 a 0 sobre o Panamá, Dunga armou um 4-4-2 que tinha Lucas Lima e Gabriel à frente. Era como se fosse um 4-4-1-1. Assim, Ganso se encaixa muito bem. Livre de ter que compor uma das linhas de marcação e perto do atacante, sendo o “primeiro 1”.


De qualquer forma, será nos treinos que Ganso terá maiores oportunidades de provar a Dunga que, sim, além de sua genialidade, ele adquiriu a mentalidade vencedora que o treinador tanto cobra para incluir jogadores, mesmo os melhores, em suas convocações. Na equipe reserva, Ganso deve jogar na posição de Elias. Centralizado ao lado de Lucas Lima, com Lucas Moura e Gabriel abertos, e Hulk de centroavante.

Independentemente da posição, Ganso tem trunfos técnicos para ganhar alguns minutos em campo. E, quem sabe, não sair mais da lista de convocados.