segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Polícia vai investigar crime de racismo contra Taís Araújo

Página de um dos acusados de ofender a atriz Taís Araújo com comentários racistas. (Foto: Reprodução/Facebook)
A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) anunciou neste domingo que vai investigar as denúncias de crime de racismo contra Taís Araújo. A atriz escreveu em sua página no Facebook que recebeu diversos ataques racistas, como "cabelo de esfregão", "já voltou da senzala?" e "pensava que o Facebook fosse para humanos, não para macacos", na noite de sábado.

De acordo com o delegado Ronaldo Oliveira, diretor geral de Polícia especializada, o inquérito para investigar os acusados de ofender a atriz será aberto imediatamente. Segundo informações da polícia, a DRCI vai rastrear os verdadeiros autores das ofensas, que se esconderam atrás de perfis falsos para fugir da responsabilização criminal. Quando encontrados, os ofensores poderão responder pelos crimes de injúria e racismo.

– A polícia civil está atenta a essas ações. Determinei à DRCI instauração de inquérito policial para que apure todas as circunstâncias e também ouça a vítima – afirmou o diretor das especializadas.

Muitos comentários foram deletados pelos autores, mas as imagens já circulam na internet. O texto escrito pela atriz nesse domingo foi compartilhado mais de sete mil vezes, e recebeu cerca de seis mil comentários, a maioria de apoio pela atitude de Taís. O post também teve cerca de 60 mil curtidas de internautas. No texto ela lamentou o fato de ainda falar em racismo em pelo 2015, e afirma que vai enviar as cópias dos comentários à Polícia Federal para que uma investigação seja aberta.

“Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!”, escreveu a atriz.

Logo após os comentários, alguns perfis que fizeram comentários racistas foram deletados. Outros, no entanto, chegaram a reproduzir a imagem das ofensas em suas páginas antes de finalmente apagar a perfil. Um deles chegou a postar um a imagem da atriz com a frase: ´Vem Polícia Federal". A página, no entanto, foi deletada na tarde deste domingo.

Fonte: O Globo