domingo, 29 de novembro de 2015

Divulgada principais celebrações do Ano Jubilar na Diocese de Iguatu

O Ano Santo do Jubileu da Misericórdia terá início na Festa da Imaculada Conceição, 8 de dezembro próximo, e o Papa Francisco presidirá a abertura da Porta Santa. Por determinação do santo padre, todas as Dioceses deverão também celebrar a abertura da Porta Santa.
Em Iguatu, a celebração será dia 13 de dezembro, às 18h, na Catedral de São José, presidida pelo Bispo dom Edson de Castro Homem, e co-celebrada por todos os padres da Diocese, que conduzirão até lá as caravanas com fiéis das suas Paróquias.
Conforme a Bula Misericórdia Vultus n°03, “além da Porta da Misericórdia escolhida para a diocese, os Ordinários diocesanos poderão também dispor a abertura de mais Portas da Misericórdia em Santuários de particular importância, especialmente naqueles lugares frequentados por muitos fiéis onde estes possam encontrar o abraço misericordioso do Pai na confissão”.
Em vista disso, o Bispo de Iguatu, dom Edson de Castro, decidiu estabelecer no Território da Diocese também outras Igrejas como lugares especiais de indulgências por ocasião do Ano Santo. Além da Catedral de São José, também as seguintes foram nomeadas para este fim:
• Igreja Matriz de Senhora Santana em Iguatu.
• Santuário do Senhor do Bonfim em Icó
• Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro em Mineirolândia
Cada Zonal da Diocese fará uma programação especial com celebrações, mutirão de Confissões e Catequeses específicas sobre o tema da Reconciliação, incluindo Semanas da Misericórdia. As demais datas constarão no Calendário da Diocese a ser divulgado nos próximos dias.
Outras celebrações no decorrer no Ano Santo:

• A Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior será aberta no dia 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Santíssima Mãe de Deus. E, a abertura da Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros será no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo.
• Em fevereiro, no dia 2, Festa da Apresentação do Senhor, quando a Igreja comemora o Dia da Vida Consagrada, será realizado o Jubileu e encerramento do Ano da Vida Consagrada.
• No dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, acontecerá o envio dos Missionários da Misericórdia, na Basílica de São Pedro.
• Duas semanas depois, no dia 3 de abril, a Igreja vai celebrar o Domingo da Divina Misericórdia. Neste dia, acontecerá o Jubileu para todos os que aderem a essa espiritualidade. Ainda neste mês, os adolescentes de 13 a 16 anos terão o seu Jubileu, no dia 24.
• Os sacerdotes celebrarão seu jubileu em 3 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e comemoração pelos 160 anos do começo desta festa, iniciada em 1856, por Pio IX.
• No dia 12 de junho será o Jubileu dos Doentes e das Pessoas com deficiência.
• Em seguida, vem a Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 26 de julho a 1º de agosto, em Cracóvia, Polônia, celebrando, assim, o Jubileu dos jovens. Esta JMJ terá como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.
• No dia 4 de setembro, em razão da memória da Beata Teresa de Calcutá que é celebrada em 5 de setembro, acontecerá o Jubileu dos operadores e voluntários da misericórdia.
• Já os catequistas terão seu Jubileu no dia 25 de setembro.
• Em outubro, quando a Igreja a festa de Nossa senhora do Rosário (7 de outubro), acontecerá o Jubileu Mariano, nos dias 8 e 9.
• Em novembro, por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, no dia 1º, a Santa Missa presidida pelo Santo Padre em memória dos fiéis defuntos estará inserida programação oficial do Jubileu da Misericórdia. E, no dia 6, será o Jubileu dos presos, em São Pedro.
• Chegando ao fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, haverá o encerramento da Porta Santa nas Basílicas de Roma e nas Dioceses, no dia 13 de novembro, e o encerramento da Porta Santa em São Pedro e conclusão do Jubileu, no dia 20, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
DN Centro Sul