sábado, 31 de outubro de 2015

Prefeituras têm energia cortada


Em nota, a Coelce informou que interrompeu o fornecimento de energia de unidades das prefeituras de Baturité, Pacajus, Capistrano e Mulungu, no interior do Ceará.

De acordo com a empresa, o motivo foi a falta de pagamento pelos serviços. O corte foi realizado ontem, no dia do servidor público, quando a maioria dos prédios do Estado e dos municípios estava esvaziada.

A Coelce não esclareceu se os municípios já haviam tentado recorrer da situação. Até a próxima terça-feira, 3, quando as atividades devem ser retomadas após o feriadão, a energia em dez unidades das quatro prefeituras deve continuar desligada.

Segundo a fornecedora de eletricidade, houve várias tentativas de acordo e conversas para evitar o corte, mas os gestores não retornaram aos apelos da Coelce.

A reportagem tentou contato com todas as prefeituras por telefone, mas, também por causa do feriado, não conseguiu ouvir os gestores.

Desde a redução nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prefeitos têm se queixado das dificuldades em honrar compromissos financeiros.

Alguns estados já registravam queda de 38% nos repasses até setembro.
Em virtude da crise econômica, que diminui a arredação, prefeituras saíram prejudicadas. No Ceará, prefeitos se manifestaram em julho contra a falta de verbas.  

(Isabel Filgueiras)