sábado, 25 de julho de 2015

50% do eleitorado votará por biometria







O Tribunal está fazendo o cadastro de maneira gradual e, na maior parte dos municípios, de forma não obrigatória. (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
O recadastramento biométrico no Ceará atingiu 9,81% do eleitorado no Estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas meta é alcançar 50% até março de 2016. O órgão tem realizado o processo de forma obrigatória apenas em 10 municípios, enquanto a execução do recadastramento em Fortaleza tem se dado de forma ordinária.

De acordo o TRE, desse total de 9,81% do eleitorado cearense que já se submeteu ao recadastramento biométrico, 7% referem-se aos eleitores distribuídos nos oito municípios que já adotaram o sistema em anos anteriores: Aquiraz, Alcântara, Crateús, Eusébio, Forquilha, Ipaporanga, Juazeiro do Norte e Sobral.

Os outros 2,81% se referem aos eleitores de Fortaleza e ao eleitorado dos outros dez municípios que iniciaram o recadastramento biométrico de forma obrigatória, Abaiara, Camocim, Crato, Ibiapina, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Milagres, Quixelô e Ubajara.

Na Capital, apesar de o processo ainda ser opcional ao eleitor, 5,03% do eleitorado já está apto a votar pelo novo sistema. O município de Ibiapina é o mais avançado, pois 53,29% do eleitorado já fez o recadastramento.

Em seguida, está Limoeiro do Norte, com 30% de eleitores atendidos. No município de Milagres, 28,65% já foram recadastrados, enquanto em Iguatu esse percentual chega a 25,93%. Em Ubajara, 25,12% do eleitorado já foi submetido ao recadastramento biométrico.

Em Camocim, foram atendidos 20,18% do eleitorado. Em Maracanaú, o percentual é de 12,39%. No município de Crato, 10,58%. Já em Quixelô, 7,61%, enquanto em Abaiara, 2,79% dos eleitores fizeram o recadastramento biométrico.

Para tentar alcançar a meta de 50% do eleitorado, também foi estipulado um cronograma para que o recadastramento biométrico se torne obrigatório em mais 76 municípios. Logo em agosto, os eleitores de Itapipoca passarão a ser convocados para que seja feita a regularização.

Obrigatório


No mês de setembro, o recadastramento biométrico passa a ser obrigatório em mais 17 municípios: Maranguape, Palmácia, Quixadá, Choró, Ibaretama, Aracati, Fortim, Icapuí, Russas, Palhano, Quixeré, Meruoca, Acaraú, Cruz, Jijoca, Canindé e ainda em Itatira.

A partir de outubro, o recadastramento se torna obrigatório em mais 11 municípios: Itapagé, Irauçuba, Tejuçuoca, Morada Nova, Ibicuitinga, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Pindoretama, Pacatuba e Guaiuba.

No decorrer de novembro, o recadastramento obrigatório será obrigatório em mais dez municípios: Barbalha, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Horizonte, Tianguá, Frecheirinha, Amontada, Miraíma e Viçosa.

Em dezembro deste ano, o recadastramento obrigatório começará em outros dez municípios: São Gonçalo do Amarante, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Várzea Alegre, Granjeiro, Farias Brito, Brejo Santo, Porteiras e Ocara.

Já em janeiro, são 27 municípios que iniciam o recadastramento biométrico de forma obrigatória: Jardim, Jucás, Cariús, Baturité, Mulungu, Missão Velha, Uruburetama, Cariré, Groaíras, Aracoiaba, Caririaçu, Pacoti, Guaramiranga, Bela Cruz, Marco, Itarema, Itaitinga, Jati, Penaforte, Paraipaba, Capistrano, Aratuba, Itapiúna, Banabuiú, Caridade, Paramoti e ainda Tururu.

Gradual


A estratégia de ampliação gradual planejada pelo TRE foi pensada tanto do ponto de vista da escassez de pessoal para realizar todo o processo de forma simultânea quanto pelo fato de o TSE ainda não ter enviado todos os kits biométricos necessários para o recadastramento.

O TRE espera receber do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015 um total de 764 kits para a coleta biométrica. Desse número, 280 estão em fase de teste. "Está previsto para esse ano o recebimento de mais 764 kits para coleta biométrica, que se somarão aos 120 utilizados nos anos anteriores. Desses 764 kits, 280 já foram recebidos e estão em fase de testes", explicou o técnico judiciário do TRE, Tiago Sobreira.

Indagado sobre o recadastramento em Fortaleza, o técnico Tiago Sobreira afirmou que a procura tem sido equivalente ao que pode ser hoje oferecido na capital cearense.

"Informamos que a procura por atendimento no município de Fortaleza está equivalente com a capacidade por ora disponibilizada pelo TRE para o recadastramento. Esperamos que, na medida em que ampliarmos a capacidade de atendimento, a procura aumente, sobretudo por vir acompanhada de uma divulgação específica", justificou o técnico judiciário.

A previsão orçamentária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará para fazer a ampliação do recadastramento biométrico para atingir 50% do eleitorado no Estado chega a R$ 5,4 milhões, quantia que representa aproximadamente R$ 2 por eleitor.

Fonte: Diário do Nordeste