quinta-feira, 28 de maio de 2015

Número de fumantes no Brasil cai 30,7% nos últimos nove anos

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (28) dados inéditos sobre o tabagismo no Brasil. Segundo a nova pesquisa, o número de fumantes no país caiu 30,7% nos últimos nove anos, porém o consumo de de cigarro ilegal subiu de 2,4%, em 2008, para 3,7% em 2013.

Os novos dados foram apresentados pelo ministério ao vivo e através da conta oficial da pasta no Twitter, que utilizou a hasgtag #TabagismoFazMal. A pesquisa também comprovou que 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar. Ainda em 2008 esse número era maior: 17,2% fumavam no Brasil. Segundo o próprio Ministério, uma das causas é o preço mais alto no preço dos cigarros no país.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelou que 73,1% dos que tentaram parar de fumar em 2013 conseguiram tratamento. Além disso, o Ministério afirmou que mais de 23 mil equipes de saúde da família estão disponíveis para auxiliar no tratamento em 5.460 municípios brasileiros.

O ministro da Saúde Arthur Chioro ressaltou a importância do combate ao tabagismo no país. "O impacto da política pública de controle do tabagismo é resultado de uma mobilização ampla e intersetorial", disse ao falar sobre a importância do apoio no tratamento através do Sistema Único de Saúde, o SUS.