sábado, 30 de maio de 2015

Camilo entrega proposta de reajuste dos professores

O governador Camilo Santana (PT) apresentou, ontem, na Assembleia Legislativa do Ceará, a mensagem governamental que prevê reajuste de 13,01% no salário dos professores da rede pública estadual. A nova lei deve beneficiar 48.842 docentes após aprovação pelos deputados.

O percentual obedece ao piso estabelecido pelo Ministério da Educação e inclui o reajuste de 6,45% concedido pelo Governo do Estado no início deste ano. Com a correção, segundo o Governo, o salário inicial de um professor deve ser de R$ 2.840,16, referente à soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.

“Mesmo com todas as dificuldades que os estados brasileiros têm passado do ponto de vista da arrecadação e dos repasses, estamos fazendo um grande esforço. Essa é a demonstração do nosso compromisso com a Educação no Ceará”, disse Camilo.

Em discurso no plenário, o governador ressaltou que, em breve, dará ordem de serviço para a construção de escolas profissionalizantes e de tempo integral. Camilo estava acompanhado da vice-governadora Izolda Cela (Pros), ex-secretária da Educação; e do atual secretário da pasta, Maurício Holanda.

O presidente do Sindicato Apeoc (Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará), Anízio Melo, ressalta que o projeto é fruto do diálogo e da mobilização da categoria junto ao governo.

O presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque (Pros), ressaltou que a tramitação da matéria deve ser rápida. Hoje, ela será lida em plenário. Independentemente da data em que for aprovada na Casa, a mensagem estabelece que o pagamento será retroativo. (JW)