sábado, 28 de março de 2015

DOMINGO DE RAMOS INICIA A SEMANA SANTA NO CEARÁ

Neste ano, no âmbito da Diocese de Iguatu, nas 22 paróquias, a sugestão é que para o ritual do lava-pés sejam convidadas pessoas que prestam serviços à comunidade. A celebração do Domingo de Ramos, que neste ano transcorre amanhã, dia 29, assinala para os católicos o início dos ritos sagrados da Semana Santa. As nove dioceses do Ceará têm programação especial, com missa, Bênção dos Ramos e procissão. 

Milhares de devotos devem participar dos atos religiosos que seguem até o próximo dia 5, quando se comemora o Domingo da Ressurreição, isto é, o início da Páscoa para os cristãos. A Igreja Católica vive, nos últimos 40 dias, tempo especial de liturgia. No dia 18 de fevereiro passado, após o Carnaval, começou a Quaresma, com a celebração da quarta-feira de Cinzas, tempo de penitência, oração, jejum e caridade. Momento de preparação para as celebrações da Semana Santa. 

Agora os cristãos católicos vivem a expectativa de celebrar, no decorrer da semana que vem, a instituição da eucaristia, a paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Igreja, em todas as dioceses, promove mutirões de confissões. Na próxima quinta-feira, haverá o ritual do lava-pés, durante a celebração da Missa da Ceia do Senhor. 

É a liturgia da instituição da Eucaristia (comunhão da hóstia sagrada). Neste dia, ocorre também a bênção dos santos óleos que serão usados ao longo dos anos nas paróquias por ocasião dos sacramentos: batismo, crisma e unção dos enfermos.