segunda-feira, 30 de março de 2015

Corinthians: favoritismo em tudo que disputa

A temporada dos comandados de Tite segue bastante impressionante. Seja jogando com os titulares, com os reservas ou com equipe mesclada o esquema tático do Corinthians é muito eficiente. Há quem diga que não há beleza no jogo, análise que eu discordo. Há beleza sim em saber se defender de modo inteligente, sem exagerar nas faltas, ocupando espaços de forma perfeita e sempre pensando em como deixar o companheiro mais confortável em campo e, com requintes de crueldade, deixando o adversário bastante tempo com a bola, mas sem alternativa para usufruir do benefício..

Os números mostram isso de forma contundente. São 18 jogos oficiais de invencibilidade na temporada, com 15 vitórias e apenas três empates. Em apenas seis destas partidas o time sofreu gols, ou seja, Cássio saiu sem buscar a bola nas redes em dois terços das partidas. Outro fato relevante: dos nove gols sofridos na temporada a maioria ocorreu quando o jogo já estava ganho, ou seja, não interferiu diretamente no resultado. É impressionante.

Por enquanto o Corinthians só jogou no Paulistão e na Libertadores, competições em que é bem favorito. Só contra o San Lorenzo, fora de casa, pelo torneio continental, que o time sofreu de verdade defensivamente e, ainda assim, saiu vitorioso de campo porque seu ataque não decepciona. A média é excelente de quase dois gols por partida, já que a equipe marcou 35 vezes. Das 18 partidas oficiais em apenas uma o time saiu sem marcar, foi no empate gols diante do Red Bull Brasil.

O desempenho até aqui não deixa dúvida. O Corinthians de Tite é favorito ao título de todas as competições que disputa na temporada. É isso que ocorre quando um bom elenco se encontra com um excelente técnico .