quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Caranaval de Várzea Alegre é realizado com sucesso

Durante quatro dias a cidade de Várzea Alegre se rendeu aos encantos do Carnaval. De 14 a 17 de fevereiro, o município foi o roteiro de milhares de foliões, especialmente das regiões do Cariri e Centro-Sul. Estima-se um público de mais de 100 mil pessoas.

O Carnaval de Várzea Alegre, com mais de 70 anos de tradição, também inaugurou em 2015 uma nova fase, saindo da área pública para ser realizado pela iniciativa privada, fato que ocorreu após o Governo do Estado cancelar qualquer apoio ao evento no Ceará e o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, levando em consideração a crise financeira e a seca, recomendar que as prefeituras evitassem custear a realização de festas de Carnaval com o dinheiro público.

Barreiras vencidas

A realização do evento, que dependia de aprovação de uma lei pela Câmara Municipal de cessão do espaço público, passou por duas ações na Justiça, tendo os vereadores de oposição discordado do resultado da votação dessa lei que passou por maioria simples de 6 votos a 5, quando entenderam que a votação deveria ser por dois terços dos parlamentares. Foram dois Mandados de Segurança impetrados na Justiça, um destes faltando um dia para o início da festa. O juiz  Ronald Neves Pereira não encontrou sustentação nos argumentos apresentados pelos oposicionistas e negou os dois Mandados de Segurança, mantendo o evento.

Escolas de Samba

Vencidas as barreiras, o Carnaval aconteceu de forma espetacular, coroado pelo brilho e a tradição das escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro, com 52 carnavais, e Mocidade Independente do Sanharol, com 35 apresentações carnavalescas.
A Esurd se apegou ao cinema e levou para a Rua Durval Soares (Marquês de Papai Raimundo), no domingo de Carnaval o brilho da telona, retratando filmes de sucesso e personagens marcantes da sétima arte.

Já a MIS, que desfilou na segunda-feira, escolheu como enredo as belezas do Ceará e encantou o público, com um desfile empolgante e marcado pela presença de fantasias bem trabalhadas, coreografias e carros alegóricos que mostraram do sertão ao mar do Ceará.
Antes, no sábado de Carnaval, desfilou a MIS Mirim, escola de base da Mocidade numa prévia da apresentação da segunda de Carnaval da escola principal.

Blocos

Os blocos alternativos cobriram a cidade de cores e de alegria. Os jovens se concentravam em pontos distintos para a diversão e após seguiam para o Parque Cívico São Raimundo, local dos shows artísticos.

Segurança

A segurança foi reforçada em Várzea Alegre, o que garantiu que o Carnaval transcorresse de forma tranquila. No trânsito, as presenças da PRE – Polícia Rodoviária Estadual e PRF – Polícia Rodoviária Federal resultou numa fiscalização intensa com muita gente multada e veículos, principalmente motos, apreendidos. Os principais motivos das multas e apreensões foram irregularidades nas documentações dos veículos ou dos condutores.

Avaliação

O prefeito da cidade, Vanderlei Freire (PSD), disse que juntará sua equipe para fazer uma avaliação da festa que foi realizada pela empresa Mega Som. Caso o resultado tenha sido positivo, o modelo poderá ser empregado em outros eventos do município, preservando o calendário festivo da cidade e também reservando o dinheiro público para ser investido em outros serviços essenciais para a população.

Reportagem Marco Filho