Nesta quarta-feira (11), alunos da Escola Liceu de Acopiara, participaram de uma palestra de conscientização e prevenção sobre drogas, juventude e acidentes. A ação é fruto da parceria entre Superintendência de Transporte e Trânsito - STTrans, Núcleo de Apoio da Saúde da Família - NASF e Liceu.
"Hoje os jovens acabam se envolvendo em acidentes por causa de bebidas, causando tristeza às famílias. E o melhor lugar para que eles possam receber orientações é na escola", disse o professor André Martins.
Uma das apresentações foi feita pelos agentes do STTrans. Segundo dados da instituição, o trânsito brasileiro mata uma pessoa a cada 11 minutos. Entre as principais causas está a ingestão de bebida alcoólica e o uso de drogas. “Os jovens são as maiores vítimas do trânsito principalmente nesta época de carnaval. Então é importante trabalhar o tema com eles antes que se tornem condutores", afirmou coordenador de operações, Miguel Galdino Neto.
Alunos dos três turnos da Escola expuseram entrevistas, vídeos e esquetes teatrais como forma de alerta sobre os riscos de dirigir em alta velocidade. Os estudantes assistiram tudo atentamente. “Vários acidente provocados por bebidas, muitas pessoas morrendo", comentou Charles Silva, de 15 anos. "As pessoas acham que esses tipos de acidentes nunca vão acontecer com elas. Mas os vídeos mostraram que acontecem sim", completou Rayanne Martins, de 14 anos.
Profissionais do NASF proferiram uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST com os alunos, visto que a incidência dessas doenças vem crescendo de forma alarmante entre os adolescentes, agravando-se neste período do ano, o carnaval, em que mais ocorre a transmissão. Todos saíram esclarecidos quanto à gravidade de se contrair um DST e à importância de se prevenir.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação