sábado, 27 de setembro de 2014

Garoto cego vence lutadores que têm a visão perfeita

O jovem Max Lamm, de apenas 13 anos, é considerado uma revelação da luta olímpica nos Estados Unidos. Deficiente visual, ele já acumula dez vitórias e somente uma derrota na carreira. O garoto de Mars, na Pensilvânia, não compete na modalidade paralímpica, e todas as lutas dele foram contra adversários que enxergam.

Em entrevista ao site americano “Bleacher Report”, o atleta contou que precisa do apoio dos treinadores e companheiros para realizar os treinos diários. Porém, quando entra no tatame, a deficiência visual não o atrapalha. Ali, ele é apenas o Max forte e veloz no wrestling universitário.

– Quando eu estou lutando, vejo a luz acima. Eu só penso no que preciso mirar. Eu ouço meus rivais, ouço meu técnico me dizendo o que posso fazer... Eu gosto de vencer e me sentir dominando. Fico muito empolgado durante as lutas, é animal. Eu quero que meus rivais me enfrentem com 100% de esforço, que me considerem como qualquer outra criança – contou.

Max Lamm, cego desde criança, acumula dez vitórias e apenas uma derrota na luta olímpica (Foto: Reprodução/ Youtube) Max Lamm foi diagnosticado com retinoblastoma quando era bebê. Ele tinha câncer nos dois olhos, foi submetido a quimioterapia ainda criança, mas se recuperou. Mas perdeu a visão aos poucos, até ficar totalmente cego.

– Claro que às vezes fico triste de não enxergar, queria ter isso de volta. Mas não vou ficar sentado reclamando. Tento lembrar do rosto dos meus amigos, dos meus pais e parentes... – disse.

Foi o próprio Max que pediu aos pais para o colocarem na luta olímpica, já que não poderia jogar futebol americano. O garoto tenta manter a independência: lê em braile e anda com um cão guia, que o ajuda a pegar ônibus sozinho e se locomover pela cidade.

– O jeito que ele perdeu sua visão e como ele abraçou esse futuro... Ele simplesmente aceitou – afirmou o pai do menino. 

Extra/ Globo