sábado, 19 de julho de 2014

Dilma lidera com 36%, mas fica em empate técnico com Aécio no 2º turno

Nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite de ontem, 17, no Jornal Nacional, mostra que as intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) oscilaram de 38% no início de julho para 36% agora. O pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, manteve 20% das intenções de voto. O pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 9% para 8%. Brancos e nulos somam 13% e indecisos, 14%. Na pesquisa anterior, brancos e nulos eram 13% e indecisos, 11%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa incluiu todas as candidaturas presidenciais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pastor Everaldo (PSC) aparece com 3%, ante 4% no início de julho. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) têm 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1%.

Nos cenários para o segundo turno, Dilma está tecnicamente empatada com Aécio. A petista tem 44% das intenções ante 40% do tucano, dentro da margem de erro. No levantamento anterior, Dilma somava 46% e Aécio, 39%.

Se o adversário fosse o pessebista Eduardo Campos, Dilma venceria com 45% dos votos contra 38%. No início de julho, esse cenário apontava 48% para a atual presidente contra 39% do ex-governador de Pernambuco.

O levantamento do Datafolha foi feito entre os dias 15 e 16 de julho, com 5.377 eleitores em 223 municípios do País. A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00219/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

PT X PSDB

Na noite da última quarta, 16, Aécio Neves, reuniu a bancada de deputados e senadores de seu partido num jantar em que cobrou empenho pessoal dos aliados em sua campanha. Em tom motivacional, chegou a dizer que “ na história recente do PSDB nunca estivemos tão perto de ganhar” o Palácio do Planalto. A reunião foi a última cartada do mineiro para mobilizar a tropa do Congresso antes de iniciar sua maratona de viagens. 

Já ontem, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a reformulação defendida por Aécio no Mais Médicos, na prática, inviabiliza o programa. O tucano afirmou que, se eleito, vai rever o acordo que permite a vinda de médicos cubanos para atuar na rede de assistência básica e criar condições para que os profissionais passem pelo Revalida, exame federal para reconhecer o diploma de medicina obtido no exterior.

“Na prática, mais uma vez o candidato do PSDB à Presidência não conseguiu esconder que quer acabar com o atendimento a 50 milhões de brasileiros, incluindo 7 milhões de paulistas, que antes não tinham médicos e que, graças ao programa, passaram a ter atendimento básico perto de casa -e, isso, num prazo recorde de apenas dez meses”, afirmou Padilha.

NÚMEROS

36%

é o percentual de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff (PT)

20%

é o percentual de intenções de voto do senador Aécio Neves (PSDB)

8%

é o percentual de intenções de voto do ex-governador Eduardo Campos (PSB)