Dezenas de famílias participaram de mais uma reunião promovida pela Prefeitura de Acopiara no sítio Novo, Trussu, com foco no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), e tratando do início ao encaminhamento do cadastro e esclarecimentos de dúvidas.
O engenheiro Emídio Calixto informou que a Prefeitura vem trabalhando nesse projeto a mais de um ano. "A casa é um benefício único, vem com toda infraestrutura para uma família viver bem. Essa moradia tem uma área construída de 63,20 m² e contém uma varanda, dois quartos, um banheiro dentro de casa, sala conjugada de estar e jantar, cozinha e uma área de serviço", explicou o engenheiro.
O PNHR contempla agricultores que possuem renda bruta anual de até R$ 15 mil, devem possuir o terreno, o Número de Identificação Social (NIS), apresentar Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e demais documentos básicos. Segundo o secretário de Agricultura de Acopiara, Dr. Moreira, o programa PNHR em nosso município foi batizado pelo nome de Casa Nova, Novo Tempo e procura ampliar a qualidade de vida dos produtores rurais.
Já para o prefeito Dr. Vilmar esse projeto encanta. "Vamos fazer a permuta construindo uma casa de alvenaria no lugar da de taipa, que até prolifera doenças como a de Chagas. Também acreditando no associativismo preferimos que essas casas fossem construídas através das associações. Já estivemos nas sedes das associações do Transual, conversamos no sítio Escuro, Paus de Leite, Luna e agora no Sítio Novo. A necessidade por moradia do homem do campo é grande, mas não esquecemos da sede do município onde temos um projeto para cerca de 700 casas populares em Acopiara", explanou o prefeito.
Entenda o programa
Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais e abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes.
Os recursos para produção da unidade habitacional são oriundos do OGU e são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora.
O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da CAIXA, observados os requisitos constantes neste normativo.
Buscando integrar as ações voltadas ao combate da pobreza rural, o MDS e MCIDADES formalizaram Termo de Cooperação Técnica prevendo ação em parceria do Programa Cisternas com o PNHR, que visa a construção de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação