terça-feira, 29 de abril de 2014

JUSTIÇA DE SP ABSOLVE DANILO GENTILI POR OFERECER BANANA A HOMEM NEGRO

Apresentador do SBT, Danilo Gentili foi absolvido pela 10ª Vara Criminal da Justiça do Estado de São Paulo por ter oferecido bananas a um homem negro no Twitter, em 2012. O juiz Marcelo Matias Pereira não considerou que a postagem teve o intuito de ofender a vítima em questão, Thiago Ribeiro. 

Segundo a decisão da Justiça, a qual Flashland teve acesso, "seria necessário algo a mais do que uma piada grosseira e infeliz, vale dizer, um intuito de realmente ofender a vítima, desqualificando-a pela cor de sua pele, o que não ocorreu no caso em questão". 

De acordo com o juiz, a vítima em questão se identificava como "King Kong" na rede social. "São pelo menos três mensagens que o ofendido dizia ser um 'King Kong', bem como que iria fazer o réu pagar por supostos crimes cometidos", diz a decisão. 

Danilo ainda tomou um "puxão de orelha" no processo. "O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico, o que tristemente tem sido feito pelos comediantes para chamar atenção da mídia, gerar lucros com eventual 'sucesso' nos meios de comunicação, o que não os isenta da responsabilidade indenizatória, já que aquele que aufere os bônus deve arcar com os ônus de sua conduta". 

O incidente ocorreu na madrugada do dia 1º de outubro de 2012, quando Danilo respondeu a críticas de Thiago, que o acusava de ter uma postura racista em relação aos afrodescendentes no programa que apresentava na época, o "Agora É Tarde", na Band. 

"Quantas bananas você quer para deixar esta história para lá?", questionou o humorista na época para rebater as críticas. Com isso, o internauta acusou o artista de injúria pelo fato de ser negro e afirmou que a atitude o comparou a um macaco. 

Danilo, por sua vez, alegou que tudo não passou de uma piada com a intenção de fazer rir e não ofender.  A postagem foi apagada por Gentili pouco tempo depois da confusão. 

A decisão da Justiça ocorre justamente em um momento em que o Brasil e o mundo discutem as atitudes racistas graças à repercussão do caso envolvendo o jogador Daniel Alves, que comeu uma banana que foi arremessada em campo durante partida do Barcelona, nesse domingo.
O episódio ganhou as redes sociais, com direito a muita gente postando fotos com a fruta e afirmando que "somos todos macacos".