Assim como aconteceu em 2012, o Flamengo voltou a fracassar na fase de grupos da Libertadores e foi eliminado nesta etapa. Nesta quarta-feira (9), a equipe foi derrotada pelo León-MEX por 3 a 2, no Maracanã, e deu adeus ao torneio.
Para avançar às oitavas de final, o time rubro-negro precisava de uma vitória simples. O líder da chave foi o boliviano Bolívar, que chegou aos 11 pontos depois de vencer o Emelec (Equador) por 2 a 1, em La Paz. O León se classificou como vice-líder, com dez pontos.
Em 2012, o Flamengo, que contava com o meia Ronaldinho, ficou em terceiro lugar na chave e viu Lanús-ARG e Emelec se classificarem. O técnico Jayme de Almeida pôde contar com o retorno dos laterais Léo Moura e André Santos e do meia Elano, após lesões. Os três começaram como titulares, mas Elano logo voltou a sentir dores e deixou o campo para a entrada de Gabriel.
A equipe mexicana trocava muitos passes, especialmente no meio de campo, mas abriu o placar em um lance de bola parada, aos 21 min. Após cobrança de falta pela ponta esquerda, Arizala subiu mais que a zaga e cabeceou para o gol.
No pior momento do Flamengo no primeiro tempo, quando o León chegava com muita liberdade ao campo de ataque, o time rubro-negro empatou. Aos 29 min, Léo Moura cobrou falta pela direita e André Santos completou de cabeça.
A torcida que encheu o Maracanã não teve muito tempo para comemorar. Logo na jogada seguinte, aos 30 min, Boselli subiu entre os zagueiros e colocou o time mexicano à frente no placar mais uma vez.
Precisando virar o jogo para se classificar, o Flamengo foi para cima e empatou ainda no primeiro tempo. Aos 34 min, Everton avançou pela esquerda e cruzou para Alecsandro, que chutou de primeira para o gol. A bola ainda desviou no zagueiro do León e não deu chances ao goleiro Yarbrough.
Etapa final
O segundo tempo começou ainda mais movimentado. Com as duas equipes deixando muitos espaços, Flamengo e León criaram muitas chances de gol.
No final da partida os rubro-negros se lançaram ao campo de ataque em busca do gol que garantiria a classificação, e o time mexicano aproveitou para sacramentar a eliminação dos Fla. Em contra-ataque aos 38 min, Elías cruzou rasteiro para a área e Peña ficou livre para fazer o gol da vitória.
Agora, o próximo compromisso do Flamengo é domingo, na partida de volta da final do Estadual do Rio, contra o Vasco. O primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1, e novo empate por qualquer placar dá o título aos rubro-negros.