Nave SpaceShip Two atingiu maior altitude em seu terceiro voo-teste: 21,6 km. Objetivo é alcançar 100 km até o fim do ano e iniciar operações comerciais na sequência. Turistas devem pagar quase R$ 600 mil por viagem Foto: Mark Grenberger.
A espaçonave comercial SpaceShipTwo, produzida pela empresa Virgin Galactic, concluiu com êxito seu terceiro voo teste. A máquina subiu para 21,6 km de altitude (na estratosfera) pela primeira vez.
A nave, que conta com espaço para para seis passageiros e dois pilotos, pretende fazer até o final deste ano, o primeiro voo comercial suborbital do mundo, a um custo de cerca de R$ 590 mil cada passagem. Celebridades como Katy Perry e Justin Bieber já teriam, inclusive, reservado seus lugares.
O voo, que partiu do Mojave Air and Space Porto no deserto californiano (EUA), foi pilotado pelo comandante Dave Mackay. Nesta empreitada foram testados o sistema de controle de reação espacial e o sistema de reentrada na atmosfera, bem como um revestimento de proteção térmica instalado recentemente.
Para alcançar a altitude, o SpaceShipTwo foi levado pelo WhiteKnightTwo ao nível de 14km de altitude, antes da liberação do foguete. No entanto, para a conclusão do objetivo do projeto ainda falta um longo caminho a ser percorrido: a linha de Kármán, que geralmente representa o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior, está localizada a aproximadamente 100 km de altitude. Esse foi o terceiro voo teste de motor da SpaceShipTwo.
Com informações: O Globo