quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Todo mundo gosta do Filipinho", diz ator afastado de "Sangue Bom"

Josafá Filho, o Filipinho de "Sangue Bom" (Globo), falou sobre a saída do armário de seu personagem na trama. O Famosinho da Casa Verde vai tomar coragem para se assumir gay após passar uma noite com Peixinho (Julio Oliveira).

"O Peixinho é gay, é bem resolvido com sua sexualidade, mas o Filipinho, não", avalia. "Esse encontro com Peixinho vai fazer com que ele tenha tranquilidade para assumir para ele mesmo quem ele é, para a mãe [Rosemere] e, posteriormente, para a imprensa. Ele é uma figura importante para a virada do Filipinho."

"Às vezes, a gente coloca a questão da homossexualidade como algo distante de nós", diz. "Todo mundo gosta do Filipinho. E quando você descobre que uma pessoa próxima a você, amiga, parceira, é gay, você vai gostar menos dela?"

"A novela traz isso. Ela aproximou um garoto simples, de bairro, que a gente se compadece do sofrimento dele, do sonho que ele tem, e logo depois vem o fato de que ele é gay", conta. "E isso pode ser encarado de uma forma simples. O preconceito ainda reina, mas é muito bacana essa simplicidade."

Após assumir sua sexualidade, o personagem vai se mudar para Nova York para estudar musicais e deve desaparecer da trama por vários capítulos.

"Pode ser que o Peixinho vá para Nova York ou que o Filipinho volte logo para o Brasil", desconversou.
Julio Oliveira avaliou que a receptividade ao novo casal está sendo positiva.

"O papel do ator vai muito além do entretenimento, temos uma função social", diz. "Acho que falar sobre homossexualidade numa novela das sete e ter a oportunidade defender esses personagens é um modo de contribuir com toda essa modificação que está acontecendo no nosso país."

"As pessoas me abordam torcendo para eles ficarem juntos", contou. "Recebi uma mensagem de uma mãe dizendo que vive a mesma história da Rosemere [Malu Mader] com o Filipinho. Ela contou que desconfia da orientação do filho, mas prefere conviver com a dúvida do que saber a verdade. Respondi dizendo para ela acompanhar a novela, porque a melhor resposta nesse caso é descobrir como a história de Rosemere e Filipinho vai se desenrolar."