Mais de cinco mil sacos de leite em mau estado de conservação foram distribuídos no município cearense de Boa Viagem, a 221 quilômetros de Fortaleza. O restante do material, formado por 2.500 litros de leite, que também era transportado sem refrigeração e em condições de higiene inadequadas, seria entregue para crianças cadastradas pelo Programa Fome Zero, do Governo Federal, por meio das secretarias de Saúde de Madalena e Itatira, no Interior.
A carga foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde da última quinta-feira, no quilômetro 214 da BR-020. A PRF afirma ter encontrado baratas sobre os sacos do alimento.
O motorista do caminhão, que não teve o nome divulgado pela PRF, confessou que, pouco antes da abordagem, havia deixado 5.335 sacos de leite no município de Boa Viagem.
O condutor e os 2,5 mil litros foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, que acionou a Vigilância Sanitária. Após a inspeção do leite apreendido, os fiscais decidiram incinerar a carga.
“Esta apreensão gerou grande repercussão local, pois nos últimos meses diversas crianças foram diagnosticadas com infecção alimentar e, segundo as autoridades, a população e a mídia, a causa seria o consumo deste leite”, informou, por meio de nota, a PRF. O escrivão Ed Júnior, da Delegacia Regional de Boa Viagem, disse que a Vigilância Sanitária ainda vai emitir um laudo sobre o leite recolhido.
Segundo Júnior, a delegacia ainda não recebeu denúncias de infecção.