sexta-feira, 29 de março de 2013

Chocolate todos os dias


A época mais doce do ano chegou: a Páscoa, período que relembra a passagem de Jesus Cristo da morte para vida – a Ressurreição e de comer chocolate, mas com moderação, conforme recomenda a nutricionista Sandra Aragão.

A especialista explica que de forma geral a guloseima é benéfica e tira o título de vilão do doce tradicional da Páscoa. “Como ele (o chocolate) é gostoso demais, as pessoas acabam comendo muito e é aí onde mora o perigo. O consumo deve ser moderado”.

Aprenda a fazer Mousse de Chocolate com Menta

O doce além de proporcionar um sabor ímpar ao paladar é apontado pela especialista como o responsável pela sensação de felicidade. “As substâncias contidas no chocolate são favoráveis e liberam a endorfina e serotonina – hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar”, conta.

Sandra indica o consumo de 60 a 40 gramas de chocolate meio amargo por dia. A nutricionista esclarece que o tipo meio amargo contém menos gordura, sendo menos agressivo à saúde.

A nutricionista ainda explica a diferença entre os tipos de chocolate. Confira:

Chocolate Branco

Para os amantes de chocolate branco, uma péssima notícia, este chocolate possui muita manteiga de cacau e nenhuma (ou quase nenhuma) massa de cacau, sem falar na grande quantidade de açúcar.

Chocolate ao leite

Possui um pouco de massa de cacau, cerca de 15 a 30% da composição, sendo o restante dos ingredientes manteiga de cacau, açúcar, leite condensado e outros. Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos em sua forma pura.

Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.

Chocolate amargo e meio amargo

Os chocolates meio amargo tem pelo menos 45% de massa de cacau e os chocolates amargos possuem pelo menos 60% deste ingrediente, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar.

Chocolate Diet

Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias.