sábado, 27 de junho de 2026

Cabo Verde avança sem vencer e iguala feito que não acontecia desde 1998

A classificação histórica de Cabo Verde para o mata-mata da Copa do Mundo, ontem, também fez a seleção igualar um feito que não acontecia havia 28 anos.

Cabo Verde se classificou ao mata-mata sem vencer nenhum jogo. Foram três empates ao longo da campanha na fase de grupos: 0 a 0 com Espanha e Arábia Saudita e 2 a 2 com o Uruguai. O feito acontece na primeira edição de Copa com 48 seleções.

A seleção africana repetiu uma marca que não acontecia desde 1998. Assim como os cabo-verdianos, o Chile avançou naquela edição com três empates na primeira fase: 1 a 1 contra a Áustria, 1 a 1 contra Camarões, e 2 a 2 contra a Itália. Aquela Copa foi a primeira com 32 seleções.

Cabo Verde se classificou como segundo colocado mesmo em meio a uma Copa onde oito terceiros colocados também passam. Com três pontos, a seleção ficou acima de Uruguai e Arábia Saudita (2) e atrás da Espanha (7).

O feito é ainda mais histórico levando em conta o enredo de Cabo Verde. O país disputa a sua primeira edição de Copa do Mundo e se tornou o menor, em termos populacionais, a se classificar para o mata-mata das Copas — são pouco mais de 500 mil habitantes.

A parada no mata-mata é complicada. Os cabo-verdianos vão encarar a Argentina, atual campeã da Copa do Mundo. A partida será disputada na próxima sexta-feira, às 19h (de Brasília), em Miami.
 
FONTE UOL

Diabetes atinge 17 milhões de brasileiros

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O último atlas da IDF - Federação Internacional de Diabetes - informa que pelo menos 17 milhões de brasileiros sofrem com a doença crônica, caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina - hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

Nesta sexta-feira, data em que é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, o alerta é direcionado à prevenção, pois a doença tem impacto progressivo na circulação sanguínea de menor calibre, que nutre a retina, nervos, rins e outros vasos maiores.

O cirurgião vascular e integrante da Comissão de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo, Afonso Cesar Polimanti, explica algumas consequências da doença.

"No olho, ele pode causar alguns sangramentos na retina, causando uma doença que a gente chama de retinopatia diabética, que é uma das principais causas de cegueira tanto no Brasil quanto no mundo. No rim, ele pode destruir o glomérulo, então ele destrói o nosso filtro. 

É uma das principais causas de insuficiência renal causando hemodiálise tanto no Brasil quanto no mundo. E, na circulação, ele pode causar como se fosse uma aterosclerose, um quadro de fechamento dos vasos, simulando como se a pessoa fumasse para vida, sem nunca colocar um cigarro na boca."

O transporte de sangue aos nervos também pode ser afetado, alterando a sensibilidade. Além disso, o diabetes pode prejudicar o processo de cicatrização e a resposta imunológica a infecções geradas por cortes ou outras feridas, aumentando o risco de amputações.

No entanto, a preocupação vai além das consequências, pois o diabetes tipo 2, o mais recorrente na população, pode agir silenciosamente.

Com informações da Agência Brasil.

Mulher é encontrada morta em casa e companheiro confessa crime a irmão: 'Matei e mataria de novo'

Suspeito também fez ameaças à filha e ao genro da vítima na gravação

Uma mulher, identificada como Tânia Maria Ribeiro de Oliveira, de 63 anos, foi encontrada morta em casa, na última quarta-feira, 24, na cidade de Itumbiara, em Goiás. O principal suspeito é seu companheiro, que, segundo a Polícia Civil, enviou um áudio ao irmão confessando o crime. 

"Fui eu, fui eu sim, fui eu que matei ela. Matei e não me arrependo, não. Se precisar matar de novo, eu mato de novo. Eu avisei, eu falei", diz Carlos Humberto Silva Cardoso, de 54 anos, no áudio. 

Tânia Maria, de 63 anos, foi encontrada morta em casa
Tânia Maria, de 63 anos, foi encontrada morta em casa
Foto: Reprodução

Em outra mensagem de voz, o suspeito diz ainda que queria "pegar" a filha e o genro também. "Matar os dois também agora". 

Foi o genro de Tânia quem procurou a polícia para denunciar o sumiço da vítima. Um dos irmãos da mulher é vizinho do casal e contou que escutou uma briga entre eles. Depois, suspeitou que algo mais sério teria ocorrido por não tê-la encontrado mais. 

Policiais civis, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara, foram à residência da mulher e entraram, encontrando seu corpo no local. A perícia e o Instituto Médico Legal foram acionados. 

Ao irmão, o suspeito teria confessado que o assassinato ocorreu no domingo, 21, após uma discussão. O caso foi registrado como feminicídio e o homem está foragido. 

Fonte: Portal Terra

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula
O senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). Foto: Vitor Souza/AFP

A Polícia Federal concluiu, nesta sexta-feira 26, que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu crime de calúnia contra o presidente Lula (PT). A manifestação foi enviada ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do caso na Corte.

Em 3 de janeiro, Flávio publicou no X imagens associando Lula ao ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas…”, escreveu. Na ocasião, o governo de Donald Trump havia capturado o chavista.

No entendimento do delegado Antonio Carlos Knoll de Carvalho, a imagem de Lula associada à de Maduro deixa explícito que o senador afirmou na publicação que uma delação feita pelo chavista envolveria o presidente brasileiro nos crimes de tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras e eleições fraudadas.

“Como é sabido”, diz o delegado, “para a caracterização do crime de calúnia é necessária a falsa imputação de um crime específico”, o que ocorre no caso analisado. Para ele, não há dúvidas de que a acusação é de que o presidente teria cometido os crimes pelos quais Maduro estava sendo acusado nos Estados Unidos.

No dia 16 de junho, o senador tentou interferir no inquérito após solicitar a realização de diligências por parte dos investigadores, como a oitiva de alguns políticos, a exemplo da ex-deputada María Corina Machado — que entregou a Trump sua medalha do Nobel da Paz — e do procurador norte-americano Walter Joseph Clayton III. O ministro negou.

Por fim, a PF informou ter tentado fazer a oitiva de Flávio, mas as mensagens encaminhadas “foram devidamente visualizadas” por ele e ignoradas.

Moraes deve solicitar a manifestação da Procuradoria-Geral da República. Em seguida, caso a PGR ofereça denúncia, o ministro prepara o relatório do caso e informa o presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, de que o processo está pronto para ser analisado. Passada esta fase, os ministros decidem se tornam Flávio réu ou não. Os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia também compõem a Turma.

FONTE CARTA CAPITAL

Luciano Huck anuncia saída de Virgínia do Domingão

Apresentador fez um post de despedida da influenciadora

Virgínia Fonseca
Virgínia Fonseca
Foto: Reprodução / TV Globo / Perfil Brasil

O apresentador Luciano Huck anunciou que Virginia não vai continuar no Domingão. Ele fez um post no Instagram para falar do assunto.

Huck destacou que a saída de Virgínia foi como o combinado, ao fim da primeira fase. Ele ainda disse que o programa está de portas abertas para ela.

“Adorei você no Domingão. Vira e mexe, você vai estar por lá. Basta querer. As portas estarão sempre escancaradas. Combinamos o que ia rolar nessa primeira fase da Copa e rolou. Foi divertido”, escreveu.

“Obrigado pela confiança e pelo carinho de sempre comigo e com a nossa família. Vamos seguir torcendo muito pelo hexa. E, nessa história toda, eu já ganhei algo que valorizo demais: uma amiga”, completou.

Luciano Huck, assim como Virginia, está nos Estados Unidos para acompanhar a Seleção Brasileira. Ele esteve no jogo contra a Escócia.

FONTE TERRA

Pergunta sobre jogadores do Japão pega Rayan de surpresa em entrevista: 'rapaz, só vendo no vídeo'

Caçula do Brasil na Copa admitiu não conhecer os jogadores do próximo adversário da Seleção, mas falou com seriedade sobre suas origens

Rayan em coletiva da Seleção Brasileira
Rayan em coletiva da Seleção Brasileira
Foto: Nelson Terme / CBF

Com a experiência de quem fez um bom jogo como titular da Copa do Mundo, mas com o sorriso envergonhado de quem disputa o Mundial pela primeira vez aos 19 anos, o atacante Rayan arrancou risos na entrevista coletiva desta sexta-feira, 26, no hotel da Seleção Brasileira ao admitir não saber os nomes dos jogadores do Japão, próximo adversário do Brasil.

“Rapaz...”, disse Rayan, sorrindo e esperando cerca de 10 segundos para seguir com a resposta à pergunta de um jornalista sobre quem é o jogador mais perigoso da seleção japonesa. “Não sei qual é jogador mais perigoso deles não, só olhando no vídeo mesmo. É trabalhar durante a semana para sair com a vitória.”

O atacante também não listou os pontos fortes e fracos do próximo rival, mas disse que o Japão é uma seleção qualificada.

Em outro momento descontraído da entrevista, Rayan falou sobre sua relação com outros dois estreantes da Copa: Igor Thiago, que faz aniversário hoje, e Endrick.

“Thiagão falou que ia vir aqui, mas pelo visto pegou no sono. Ele está sempre comigo e com o Endrick. É um cara que ajuda bastante a gente, um grande amigo que estou tendo aqui na Seleção Brasileira e tenho muito carinho com ele.”

'A gente sabe do sofrimento que passou'

Apesar da timidez, Rayan falou com propriedade sobre o sonho que está realizando na Copa. Fez questão de lembrar as raízes, citadas pela mãe dele recentemente em carta publicada no Terra.

“Estou vivendo um sonho de estar na Copa aos 19 anos de idade. Entrei no aquecimento [contra a Escócia] olhando pro estádio, relembrando o que eu passei. A gente sabe do sofrimento que a gente passou lá atras, agora tem orgulho de estar aqui representando meu país.”

“[Virar jogador profissional e jogar na Seleção] São dois sonhos que a gente não sabe se vai viver de verdade. A gente trabalha quando é criança muito pra viver esse momento. Quando entrei primeira vez no Vasco, teve esse sentimento de orgulho, porque a gente sabe de onde veio. Estrear pela seleção é um orgulho, um sonho de criança. Chegou meu momento, agora é aproveitar o máximo possível.”

FONTE TERRA 

VAR salva o Egito no fim, e empate com o Irã garante vaga histórica na Copa

O Egito sofreu até o último lance, mas segurou o empate por 1 a 1 com o Irã na madrugada deste sábado (27), no Seattle Field, em Washington, pela terceira rodada do Grupo G da Copa do Mundo

Saber abriu o placar aos quatro minutos, Rezaeian empatou ainda no primeiro tempo, e a seleção egípcia confirmou uma classificação histórica à segunda fase. Nos acréscimos, o Irã acertou a trave, marcou com Khalilzadeh, mas viu o VAR anular o gol por impedimento.

Mahmoud Saber comemora o gol que classificou o Egito para a próxima fase da Copa do Mundo –
Mahmoud Saber comemora o gol que classificou o Egito para a próxima fase da Copa do Mundo – Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images / Jogada10

Com o resultado, o Egito terminou o Grupo G em segundo lugar, com cinco pontos, atrás da Bélgica, que venceu a Nova Zelândia por 4 a 1 e ficou na liderança pelo saldo de gols. A seleção egípcia vai enfrentar a Austrália na segunda fase. 

O Irã fechou a chave em terceiro, com três pontos, e ainda depende da disputa entre os melhores terceiros colocados. A Nova Zelândia ficou em último, com um ponto, e está eliminada.

FONTE TERRA

Com frango de Muslera, Espanha vence, elimina Uruguai e joga Cabo Verde para Argentina

Espanhóis ganharam por 1 a 0 e terminaram na liderança do Grupo H com sete pontos

Baena comemora gol da Espanha contra o Uruguai
Baena comemora gol da Espanha contra o Uruguai
Foto: HEULER ANDREY / DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

A seleção da Espanha venceu o Uruguai por 1 a 0, nesta sexta-feira, 26, em Guadalajara, no México, e despachou a equipe sul-americana em partida válida pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026. O gol espanhol foi marcado por Baena.

Com esse resultado, a Espanha terminou na liderança do Grupo H, com sete pontos. Após empatar na estreia com Cabo Verde por 0 a 0, a Fúria goleou a Arábia Saudita por 4 a 0, na segunda rodada, com gols de Lamine Yamal, Oyarzabal (2) e Tambakti (contra).

No próximo jogo no mata-mata, os espanhóis encaram a Áustria, que terminou na segunda colocação do Grupo J, na quinta-feira, 2, às 16h (de Brasília), em Los Angeles, nos Estados Unidos

Já a Celeste se despediu do Mundial, pela segunda vez consecutiva, já que terminou na terceira colocação, com apenas dois pontos, frutos de empates frustrantes contra a Arábia Saudita por 1 a 1, na estreia, e com Cabo Verde, por 2 a 2, na segunda rodada. E segue a sina de a Celeste não conseguir vencer o rival. Em 11 partidas, foram seis vitórias espanholas e cinco empates.

Com esse resultado, Argentina, que terminou na liderança do Grupo J, com seis pontos, encara o Cabo Verde, no Miami Stadium, nos Estados Unidos, às 19h (de Brasília).

FONTE TERRA 

Casal do Ceará morre após caminhonete despencar de viaduto e cair no mar no Rio de Janeiro

Foto Arquivo pessoal 
Um casal natural do Ceará morreu após a caminhonete deles despencar do Viaduto da Joatinga e cair no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (24). O veículo ficou submerso.

As vítimas são Jailton Rodrigues da Silva, de 45 anos, natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Conforme um socorrista que participou do resgate, quando os agentes chegaram ao local, as vítimas ainda estavam presas no interior do veículo.

"O que dificultou o resgate, foi o fato deles estarem dentro do carro embaixo d'água e à noite", disse o socorrista.

Após o resgate, Jailton e Maria Cecília foram levados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. O homem chegou sem vida à unidade. Já Maria Cecília ficou internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas morreu na manhã desta sexta-feira (26).

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as circunstâncias do acidente que matou o casal são investigadas pelo 16º DP, na Barra da Tijuca.

"Agentes realizam diligências para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A caminhonete envolvida no acidente foi retirada da água nesta última quinta-feira (25), com a ajuda de um guincho, que içou o veículo até a pista

Com informações do G1 Ceará.

França goleia a Noruega e avança com 100% na Copa do Mundo 2026

Foto Divulgação/Seleção da França
França e Noruega entraram em campo nesta sexta-feira (26) na luta pela liderança do Grupo I. Melhor para os franceses, que logo abriram o placar e venceram a partida por 4 a 1, com brilho de Dembélé, que marcou três gols pela Les Bleus. Doué ampliou nos acréscimos. O duelo ocorreu em Boston. 

Com o resultado, a equipe chegou aos nove pontos com 100% de aproveitamento na primeiira fase da competição. Os noruegueses avançaram em segundo, com seis somados.

Com informações do Diário do Nordeste.

Crianças assistem a jogo do Brasil na Copa em lavanderia no Ceará e cena viraliza

Uma cena registrada dentro de uma lavanderia da cidade de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), viralizou e emocionou o público nas redes sociais. No vídeo, duas crianças, de 11 e 9 anos, que vendiam trufas na rua para ajudar a família, entram no estabelecimento para acompanhar o jogo do Brasil contra a Escócia na Copa do Mundo. A partida terminou 3 a 0 para a seleção brasileira.

O registro foi feito por câmeras internas da lavanderia 24 horas. No local, uma televisão foi colocada para clientes acompanharem os jogos da Copa do Mundo. Na noite da última quarta-feira (24), quando a Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0, os meninos pausaram a venda de doces para acompanhar o jogo.Foto: Imagens cedidas por Lavblue

Vestidos com a camisa do Brasil, as crianças sentaram nas poltronas e torceram pela Seleção. A cada gol, os meninos pulavam e gritavam de alegria. Em certo momento, eles ainda comentam sobre a possibilidade do jogador Neymar entrar na partida, o que ocorreu no segundo tempo.

O pai dos meninos é Paulo Gadelha. A família mora em Pacatuba e é composta por Paulo, a esposa, e 9 filhos. A única fonte de renda atualmente é a venda das trufas. Cada doce custa R$ 3:

"Por dia, às vezes a gente consegue tirar R$ 60, R$ 70. No dia melhor, a gente tira R$ 90. Os meninos estudam em tempo integral e, quando chegam de tardezinha, é que me ajudam", explica o pai.

Paulo trabalhava como motorista de aplicativo, mas sofreu um acidente e precisou pausar as atividades. Ele alugava uma motocicleta, mas, como não conseguiu continuar pagando, resolveu apostar na venda de trufas. Com a repercussão do caso, as crianças estão ficando conhecidas na cidade:

"Os meninos disseram que foram no mercado e pediram pra tirar foto com eles. Eles estão animados e merecem".

O proprietário da lavanderia, Jefferson de Lima, estava em casa quando resolveu dar uma olhada nas câmeras de segurança do estabelecimento. Ao notar que as crianças assistiam ao jogo no local, ele se emocionou. Jefferson já conhece os meninos, que costumavam ir à lavanderia assistir desenhos antes de terem uma televisão em casa.

"Aquilo ali me tocou, emocionou. Sem intenção nenhuma eu postei nos stories da lavanderia. Quando foi no outro dia, que eu acordei, já tinham várias páginas repostando, entrando em contato com a lavanderia, pedindo autorização. Por coincidência, as crianças moram perto da lavanderia. Eu fui conhecer a realidade deles. Os pais são guerreiros", relatou ao g1.

Com informações do G1 Ceará.

Casal que morreu carbonizado em acidente de trânsito no interior do Ceará é velado com desfile

Foto Instagram/ Reprodução
Após a confirmação da identidade através do exame de DNA, os corpos do engenheiro Antônio Igor Mesquita de Sousa, de 30 anos, e da biomédica Vanessa Ellen Figueiredo Melo, de 28 anos, foram velados nesta sexta-feira (26), com um desfile no veículo dos bombeiros em Ipueiras, no interior do Ceará.

As vítimas estavam em um carro que bateu de frente com um caminhão na CE-187 , em Tauá, na tarde da última terça-feira (23). Com o impacto, o veículo de passeio incendiou com o casal preso às ferragens. Familiares disseram que o cão de estimação do casal também estava no veículo.

O velório de Antônio Igor e Vanessa Ellen ocorreu na sede do Cras de Ipueiras. Centenas de pessoas se reuniram para prestar as últimas homenagens ao casal. Em razão do estado em que as vítimas ficaram, os caixões permaneceram fechados durante a cerimônia.

Em seguida, os caixões com os corpos de Igor e Vanessa foram colocados sobre o veículo do Corpo de Bombeiros, que saiu em cortejo pelas ruas da cidade até o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde houve o sepultamento.

A colisão que matou o engenheiro e a biomédica ocorreu a cerca de 18 km do local onde um ônibus tombou e sete pessoas do time de basquete de Juazeiro do Norte morreram, em 15 de junho deste ano, na mesma rodovia estadual e na mesma cidade.

Com informações do G1 Ceará.

Safra da ata começa no Ceará e fruta já é vendida a R$ 10

Fito Shutterstock 
A safra da ata começou no Ceará e já movimenta feiras livres da capital. Conhecida em várias regiões do Brasil como pinha ou fruta-do-conde, a fruta passou a aparecer com mais frequência nas bancas e tem atraído consumidores pela combinação de sabor, preço acessível e valor nutricional. Em Fortaleza, uma bacia com seis unidades pode ser encontrada por cerca de R$ 10.

A expectativa dos comerciantes é de que os preços fiquem ainda mais atrativos nas próximas semanas. Com o avanço da colheita e o aumento da oferta, a tendência é que a fruta se torne mais acessível para os consumidores ao longo de junho.

Além da procura crescente, a ata desperta lembranças afetivas em muitos cearenses. A fruta, tradicionalmente cultivada em quintais e sítios do interior, faz parte da memória de diversas famílias e continua presente na mesa de diferentes gerações.

Com informações do Portal GC Mais.

Alcides Fernandes rebate Michelle Bolsonaro, defende aliança com Ciro Gomes no Ceará e diz que crise favorece o PT

Foto Thiago Gadelha 
O deputado estadual e pré-candidato ao Senado, pastor Alcides Fernandes, gravou um vídeo na noite desta última sexta-feira (26), para responder às críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a articulação que aproxima o PL do pré-candidato Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo Governo do Ceará.

No vídeo, Alcides defende o apoio a Ciro ainda no primeiro turno, afirma que a aliança tem aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e acusa Michelle de criar uma crise que, segundo ele, acabou beneficiando politicamente o PT.

“O vídeo só serviu para ser usado pelo PT para ecoar seus discursos e interesses. E a gente sabe que, se o PT está feliz, coisa boa é que não é”, afirmou.

A reação de Alcides ocorre após Michelle criticar duramente o movimento liderado pelo deputado federal André Fernandes, filho do pastor, em favor da aliança com Ciro. A ex-primeira-dama defende outro caminho para o PL no Ceará: apoio ao senador Eduardo Girão, pré-candidato do Novo ao Governo, e à deputada federal Priscila Costa para o Senado.

Alcides, porém, sustentou que a direita cearense não tem força suficiente para enfrentar sozinha o PT e citou o desempenho de Lula no Ceará em 2022, quando venceu nos 184 municípios e obteve cerca de 70% dos votos.

O deputado também afirmou que sua pré-candidatura ao Senado foi construída dentro do partido, com participação da bancada estadual e aval de Bolsonaro. Segundo ele, a aliança com Ciro não representa abandono de valores, mas uma estratégia para derrotar o que chamou de “mal maior” no Ceará.

Ao longo da fala, Alcides fez críticas à gestão estadual na segurança pública, citou a atuação de facções criminosas e disse que o Ceará vive uma situação de emergência.

A resposta foi interpretada nos bastidores como uma reação articulada por André Fernandes, com respaldo de Flávio Bolsonaro, para enfrentar publicamente a ofensiva de Michelle e reafirmar o acordo político com Ciro Gomes.

Com informações do Ceará Agora.

Jane Batista, artista radicada no Ceará, vence o Prêmio Pipa 2026 de arte contemporânea

Foto Divulgação/Jane Batista.
A fotógrafa Jane Batista, radicada no Ceará, foi anunciada como vencedora do Prêmio Pipa 2026, um dos mais prestigiados da arte contemporânea brasileira. Essa premiação é referência no setor e reconhece anualmente artistas que possuem obras de impacto e relevância no cenário nacional.

Neste ano, além de Jane, o Ceará teve outros três artistas indicados à premiação. Estavam na disputa o artista visual Charles Lessa, a artista Gi Monteiro e a multiartista e gestora cultural Bárbara Banida.

Eles integraram o grupo de 55 indicados à 17ª edição do Prêmio Pipa. Além de promover a arte contemporânea, essa honraria também busca mapear talentos promissores.

Jane, que tem origem afro-indígena e vive no território do Titanzinho, em Fortaleza, mergulha na experimentação com o autorretrato, buscando trazer elementos de suas paisagens para as fotografias.

"Construir esses autorretratos me incentiva a visitar cada vez mais a minha memória, a tentar descobrir quem realmente sou, porque somos segredos para nós mesmos e estaremos sempre descobrindo algo novo em nós", revelou à Cave Galeria, responsável por representá-la.

No trabalho autodidata desde 2020, ela utiliza exclusivamente o telefone como ferramenta de captura e edição, criando um lugar de refúgio para suas fantasias e sonhos.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Brasil vence a Escócia e avança ao mata-mata da Copa do Mundo

Foto Divulgação/Fifa
O Brasil deu um baile! Baile de Vini Jr, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), no Estádio de Miami. Matheus Cunha fez o terceiro da Seleção comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, que promoveu a estreia de Neymar na competição em 2026.

Com o resultado, o Brasil avança para a segunda fase como primeiro do Grupo C, com sete pontos somados e melhor saldo de gols. 

Marrocos ficou em segundo. A equipe aguarda a definição do adversário, que pode ser Japão, Holanda ou Suécia.

Com informações do Diário do Nordeste.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Michelle Bolsonaro volta a atacar aproximação entre PL e Ciro e deflagra cruzada em defesa da aliança com Eduardo Girão

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou a criticar as articulações do PL no Ceará para uma possível aliança com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). As declarações reacendem um debate que já provocou divergências dentro do grupo bolsonarista e colocou em xeque as negociações conduzidas por lideranças do partido no Estado.

Michelle, em publicação das redes sociais, contestou o argumento de que uma eventual composição entre PL e Ciro teria como objetivo principal derrotar o PT no Ceará. Segundo ela, essas tratativas não estariam relacionadas apenas ao enfrentamento político ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nunca foi para tirar o PT, e sim por projetos de poder”, escreveu a ex-primeira-dama, sem declinar nomes, mas em um recado ao deputado federal André Fernandes que fez um acordo com Ciro para o pai, deputado estadual Alcides Fernandes, receber o apoio na disputa ao Senado.

A manifestação de Michele surge poucos dias após o pré-candidato do NOVO ao Governo do Estado, Eduardo Girão, direcionar críticas com o mesmo teor ao acordo entre André e Ciro. Michele quer o PL no palanque de Girão, um aliado histórico e leal ao ex-presidente Bolsonaro.

Michelle também informou que gravou um vídeo sobre o assunto e sinalizou que pretende divulgar novas críticas à aproximação entre o PL e o tucano. A ex-primeira-dama tem agenda no dia 10 de julho, em Fortaleza, para oficializar a pré-candidatura da deputada federal Priscila Costa ao Senado.

Em outra publicação, Michele compartilhou trecho de entrevista concedida por Ciro Gomes à revista Veja, na qual o pré-candidato ao Governo do Ceará reafirma as divergências com o bolsonarismo.

“A nossa desavença nacional com o PL é insuperável. Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional”, afirmou Ciro. Em meio aos conflitos internos, Michele lançou uma cruzada para o PL do Ceará fechar aliança com o NOVO.

  

Mais de 218 mil contribuintes do Ceará devem receber restituição do Imposto de Renda no segundo lote

Foto Marcos Serra/g1
A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026 deve contemplar 218.280 contribuintes no Ceará no segundo lote, com um valor total de R$ R$ 427.027.723,19 . A partir das 9h desta terça-feira (23), a Receita Federal libera a consulta a este lote de restituição referente a junho de 2026. O pagamento será realizado no dia 30 de junho.

Com R$ 16 bilhões destinados a 9,58 milhões de contribuintes, este é o maior lote de restituição da história em número de beneficiados em todo o País. O valor é o mesmo do primeiro lote de 2026, pago em maio.

Juntos, os dois pagamentos devem contemplar cerca de 80% das restituições previstas para este ano, segundo a Receita Federal.

Somados, os dois primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda de 2026 vão beneficiar 18,3 milhões de contribuintes, com pagamentos que totalizam R$ 32 bilhões.

Com informações do G1 Ceará.

Acopiara está entre os municípios mencionados em apuração que envolve o deputado Yury do Paredão

Fot: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados | Reprodução/Redes sociais

O deputado federal Yury do Paredão (MDB) foi o responsável por direcionar cerca de R$ 4,9 milhões em recursos, por meio de emenda de comissão, para eventos em municípios do Ceará que contrataram o cantor Jonas Esticado para apresentações em festas públicas. 

As contratações, no entanto, ocorreram por meio de um escritório administrado pela mãe do parlamentar, Márcia Maria Alencar Araújo, e que tem o próprio político como sócio — junto com o artista.

Em nota, o parlamentar disse não haver irregularidades nos processos e ressaltou que "a execução dos convênios é de responsabilidade exclusiva dos municípios beneficiados".

Os repasses em questão foram direcionados pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, como consta no Portal da Transparência do Governo Federal, a partir de solicitações de Yury do Paredão.

Por meio do órgão colegiado, foram firmados convênios de repasse pelo Ministério do Turismo (MTur) com os municípios de Acopiara, Altaneira, Aurora, Farias Brito e Mombaça. Os empenhos foram identificados como destinados para a ação de "promoção e marketing do turismo no mercado nacional".

Todos os contratos firmados pelas prefeituras que receberam os recursos foram na modalidade de contratação conhecida como inexibilidade de licitação — quando não é realizada uma disputa para a escolha da atração em questão, devido à inviabilidade de competição entre fornecedores.

O PontoPoder acionou a assessoria do artista e todas as administrações mencionadas a fim de obter esclarecimentos, que serão adicionados ao texto ao passo que forem enviados.

Da mesma maneira, a reportagem contatou o MTur e a Controladoria-Geral da União (CGU) para que pudessem se manifestar sobre o assunto. A matéria será atualizada caso os órgãos respondam aos questionamentos.

Yury nega irregularidade

Indagada pela reportagem, a equipe que assessora Yury enviou uma nota em que negou irregularidades no processo de indicação de emendas pelo parlamentar por meio da Comissão de Turismo.

De acordo com o comunicado, esse tipo de repasse destina "recursos a entes públicos, dentro das regras orçamentárias e dos programas federais correspondentes". Segundo informou, a emenda em questão é "de natureza coletiva, voltada ao apoio a ações de fomento ao turismo, à cultura, aos eventos e à economia local em municípios cearenses".

"A execução dos convênios é de responsabilidade exclusiva dos municípios beneficiados. Cabe a cada prefeitura definir a programação dos eventos, escolher as atrações, realizar os procedimentos administrativos de contratação, efetuar os pagamentos e prestar contas aos órgãos competentes", salientou.

A nota menciona ainda que outros artistas foram contratados pelas prefeituras que receberam verba solicitada pelo emedebista. "As escolhas seguem a lógica de mercado que orienta qualquer evento desse porte: capacidade de público, identidade cultural e retorno à economia local. Não há qualquer destinação dirigida a um único artista", justificou.

"O deputado não participa da execução administrativa dos convênios e não tem ingerência sobre as contratações realizadas pelos municípios, que devem ser verificadas junto às respectivas prefeituras", adicionou outro trecho do informativo.

Por fim, destacou que "a atuação do parlamentar no setor artístico-cultural do Nordeste é pública, anterior ao mandato e de amplo conhecimento, mas não se confunde com as decisões administrativas tomadas pelas prefeituras, sobre as quais o deputado não tem ingerência".

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem desaparecido é encontrado morto na zona rural de Acopiara

Um homem identificado como Francisco Gilson Alves da Silva,, conhecido na região como “Galinha D’água”, que estava desaparecido desde o último sábado, 20, foi encontrado morto nesta segunda-feira (22), na localidade de Serraria, distrito de Trussu, zona rural de Acopiara.

O corpo dele estava na curva da localidade de Serraria, na zona rural de Acopiara. Familiares haviam divulgado cartazes pedindo informações sobre o paradeiro do homem, que não era visto desde a manhã do sábado.

Após o achado, equipes de segurança foram acionadas para isolar a área. 

O Rabecão do IML de Iguatu foi acionado e fez a remoção do corpo, que será encaminhado ao Núcleo da Pefoce para exame necroscópico e identificação oficial.

A causa e a dinâmica da morte ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil de Acopiara abriu procedimento para apurar o caso e identificar se houve crime ou se a morte ocorreu por outras circunstâncias.

Com show de Messi, Argentina vence a Áustria pela Copa do Mundo e garante classificação

Foto Roberto Schmidt / AFP
Atual campeã mundial, a Argentina garantiu a vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 nesta segunda-feira (22) ao vencer a Áustria por 2 a 0, no estádio AT&T, em Dallas, nos EUA. 

O confronto era válido pela 2ª rodada do Grupo J e foi decidido com dois gols de Lionel Messi, que se isolou como o maior goleador da história do Mundial, agora com 18 bolas na rede.

O complemento da chave ocorre com Jordânia x Argélia, na meia-noite, terça (23), também nos EUA. Apesar desse cenário, os argentinos já confirmaram a liderança da chaveamento, com seis pontos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará não registra mortes violentas pela terceira vez em 2026

Foto Arquivo/Divulgação/Polícia Civil.
Pela terceira vez neste ano, o estado do Ceará zerou o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A marca foi registrada no domingo (21).

A primeira ocorrência desse tipo em 2026 foi no dia 31 de março. O estado encerrou o primeiro quadrimestre de 2026 com redução de 37,2% nos Crimes Violentos Letais Intencionais, que englobam homicídios, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte, de acordo com a pasta.

Foram 346 ocorrências a menos em comparação com o primeiro quadrimestre de 2025. Nos quatro primeiros meses de 2026, foram registradas 585 mortes violentas, enquanto, no mesmo período do ano passado, houve 931 ocorrências.

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram presos ou apreendidos 731 suspeitos de homicídio em flagrante ou por cumprimento de mandado no Ceará.

O segundo dia sem mortes deste ano foi registrado em 22 de maio.

“Essa também foi a primeira vez, em toda a série histórica, que o fato aconteceu em um dia de final de semana, o domingo”, segundo a pasta.

Antes de 2026, o último dia em que não houve nenhuma morte por CVLI no estado foi 10 de março de 2022. A última vez em que foram registrados três dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais no mesmo ano foi em 2019, nos dias 13 de fevereiro, 25 de julho e 18 de setembro.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pix por aproximação no Brasil mostrará saldo e limite da conta antes da transação

Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil.
O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (22), uma nova funcionalidade no Pix por aproximação. Agora, é possível visualizar quanto ainda tem de saldo em conta antes da transação.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

Com informações do Diário do Nordeste.

Busca por proteína mais barata impulsiona aumento no consumo de ovos no Brasil

Foto: Luiz Agner/ IBGE
O consumo anual de ovos de galinha por cada brasileiro deve ser, em média, de 307 unidades em 2026. O volume é 6,6% acima da média registrada em 2025. 

O aumento deve ser impulsionado pela busca por proteínas de alto valor nutricional e menor custo em comparação a outras fontes de proteína animal. As informações constam no estudo Caderno Setorial feito pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste (BNB).

O estudo também aponta melhora da rentabilidade dos produtores em 2026. Enquanto os preços dos principais insumos apresentaram estabilidade ou queda nos primeiros meses do ano, o valor pago pela caixa de ovos registrou alta superior a 30%, favorecendo as margens da atividade.

O setor é destaque no Brasil, como um dos principais produtores mundiais, com produção de 59,44 bilhões de unidades em 2025, equivalentes a 4,95 bilhões de dúzias (+5,7%). O consumo interno absorve 98,58% da produção.
Produção em alta no Nordeste

A produção de ovos no Nordeste alcançou 10,83 bilhões de unidades em 2025, crescimento de 6,75% em relação ao ano anterior, consolidando a região como responsável por cerca de 18% da produção nacional. O desempenho tem impacto na geração de renda, emprego e investimentos, especialmente nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

O estudo do Etene aponta que a expansão do setor é sustentada pelo aumento do consumo interno, pela crescente tecnificação das granjas e da melhoria das condições para fornecimento de insumos como milho e soja, especialmente na região do Matopiba (zona de convergência do Cerrado entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e na Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). Somente na Bahia, a produção alcançou 22,9 milhões de dúzias de ovos no quarto trimestre de 2025, mantendo o estado entre os principais produtores nordestinos. O estado responde por quase 10% da produção regional e vem registrando expansão gradual da atividade, especialmente em áreas do interior.

Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, a avicultura de postura, aquela destinada à produção de ovos comerciais, apresenta forte potencial de crescimento na região. “O aumento do consumo, aliado aos avanços tecnológicos e à maior disponibilidade de insumos, cria um ambiente favorável para novos investimentos. O Banco do Nordeste tem atuado como parceiro estratégico dos produtores, oferecendo crédito e soluções financeiras para fortalecer toda a cadeia produtiva”, destaca o gestor.
Exportações

De acordo com o Etene, além do mercado interno aquecido, o Nordeste ampliou as exportações de ovos de consumo no primeiro quadrimestre de 2026, com crescimento de 157,2% em volume e de 136,7% em receita, demonstrando o potencial de expansão da cadeia produtiva regional.

Com informações do Ceará Agora.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Agenda da Copa do Mundo tem almoço da Seleção com familiares e estreia de França e Argentina; saiba onde assistir

França e Argentina entram em campo por partidas da fase de grupos do torneio

Neymar e Endrick ficaram sentado lado a lado no banco de reserva
Neymar e Endrick ficaram sentado lado a lado no banco de reserva
Foto: RODOLFO BUHRER/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA / Estadão

A programação da Seleção Brasileira começa às 9h45 (horário de Brasília) com a participação do lateral-esquerdo Douglas Santos na coletiva de imprensa. O treino, que será fechado para imprensa, está marcado para às 12h. A atividade poderá ser acompanhada por familiares dos jogadores, que depois foram convidados para almoçar com a delegação.

Já entre as seleções que entram campo nesta terça-feira, o destaque fica pelas aguardadas estreias de franceses e argentinos. Os confrontos envolvem seleções do Grupo I e do Grupo J da competição. Confira:

França x Senegal

A seleção da França enfrenta o Senegal às 16h (horário de Brasília), em Nova York, nos Estados Unidos. A partida pelo Grupo I tem transmissão da TV Globo, SporTV, GE TV, SBT, N Sports e CazéTV.

Iraque x Noruega

O Iraque joga contra a Noruega às 19h, na cidade de Boston, também pelo Grupo I. O confronto tem transmissão apenas pela CazéTV.

Argentina x Argélia

A Argentina entra em campo contra a Argélia às 22h, em Kansas City, em partida pelo Grupo J. O jogo tem transmissão apenas pela CazéTV.

Áustria x Jordânia

A transmissão ao vivo do confronto acontece na TV aberta pela TV Globo, logo após o Jornal da Globo, às 1h. Na TV fechada, o canal SporTV exibe a partida. Os torcedores também podem acompanhar o jogo pelas plataformas de streaming Globoplay, além da CazéTV no YouTube.

FONTE TERRA 

Herói inesperado, demissão, e treta entre CazéTV e Globo: veja tudo o que rolou no dia em que ninguém ganhou na Copa do Mundo

Todas as quatro partidas do dia terminaram empatadas nesta segunda-feira, 16

Goleiro de Cabo Verde, Josimar José Évora Dias, mais conhecido como Vozinha, foi o grande destaque da estreia na Copa entre Espanha e Cabo Verde
Goleiro de Cabo Verde, Josimar José Évora Dias, mais conhecido como Vozinha, foi o grande destaque da estreia na Copa entre Espanha e Cabo Verde Foto: Divulgação/X/Espanha

As emoções da Copa do Mundo seguem a todo vapor. Com quatro partidas realizadas nos Estados Unidos, o Mundial teve novas histórias em seu quinto dia de competição, nesta segunda-feira, 15.

O roteiro do dia contou com páginas além das quatro linhas, mas um fato chamou a atenção com a bola rolando: todos os quatro jogos terminaram empatados, mesmo os mais improváveis.

Tudo começou com Cabo Verde arrancando 0 a 0 histórico contra a Espanha, com Vozinha entrando para a história das Copas do Mundo, em Atlanta. Pouco depois, em Seattle, Bélgica e Egito ficaram no 1 a 1.

Já na primeira partida da, o Uruguaio precisou suar para empatar em 1 a 1 contra a Arábia Saudita, após sair atrás no placar. Por fim, Irã e Nova Zelândia encerram o dia com o 2 a 2 no placar.

Técnico demitido

Sabri Lamouchi não seguirá como treinador da Tunísia
Sabri Lamouchi não seguirá como treinador da Tunísia
Foto: Luke Hales/Getty Images

Antes de a bola rolar, o dia começou com uma notícia inesperada: a Tunísia demitiu o treinador Sabri Lamouchi após a derrota por 5 a 1 para a Suécia, pela rodada de estreia do Grupo F da Copa do Mundo.

O técnico deixou a equipe tunisiana após cinco partidas, com três derrotas, um empate e apenas uma vitória. Maior artilheiro da Tunísia em Copas, Wahbi Khazri deve comandar o time até o fim da competição.

Capitão do Irã anunciando que escapou de assalto

Alireza Jahanbakhsh capitão da seleção iraniana
Alireza Jahanbakhsh capitão da seleção iraniana
Foto: Instagram/@alirezajb9

Horas antes de entrar em campo pela estreia na Copa do Mundo, Alireza Jahanbakhsh, o capitão do Irã, revelou que já escapou de um assalto por causa de sua nacionalidade durante uma viagem anterior ao México.

“Meu amigo disse para eu falar que era do Irã. Quando um deles revistou meu amigo e ouviu "Irã", começou a rir e disse: "Irã? Pode ir embora, saia daqui"

O caso aconteceu durante uma viagem a lazer a Tulum, mas Jahanbakhsh está de volta ao México para a Copa do Mundo. Apesar de os jogos do Irã na primeira fase serem nos Estados Unidos, a equipe está hospedada em território mexicano devido ao momento político conturbado com os norte-americanos.

Mais um herdeiro

Ainda em recuperação de uma lesão na panturrilha, Neymar viveu um momento especial. O camisa 10 da Seleção Brasileira e Bruna Biancardi anunciaram que estão à espera da terceira filha do casal

A revelação foi feita por meio de vídeo nas redes sociais. Além dos filhos com a influenciadora, o craque é pai de Davi Lucca, com Carol Dantas, e Helena, com Amanda Kimberlly.

O novo herói da Copa do Mundo

CazéTV faz mutirão por seguidores para Vozinha após goleiro fechar o gol contra a Espanha na Copa
CazéTV faz mutirão por seguidores para Vozinha após goleiro fechar o gol contra a Espanha na Copa Foto: Maddie Meyer - FIFA/FIFA via Getty Images

O torneio mais sonhado do futebol é feito de histórias, e hoje uma nova foi escrita. Na que deve ser a grande zebra da primeira fase, a Espanha empatou sem gols contra a estreante Cabo Verde. 

Para alcançar o resultado histórico, o país africano contou com um herói: Vozinha. O goleiro parou os espanhóis e foi eleito o melhor jogador em campo no empate. 

Como resultado, Vozinha saltou de cerca de 50 mil para 4,7 milhões de seguidores no Instagram, após uma campanha promovida pela Cazé TV.

Demissão após caso de racismo

Mexicano perde emprego após gesto racista para torcedora sul-coreana
Mexicano perde emprego após gesto racista para torcedora sul-coreana
Foto: Reprodução/Instagram/inocat_t

O dia também teve a resolução de um caso que aconteceu no primeiro dia de competição. Após um sul-coreana denunciar ter sido vítima de racismo por um torcedor mexicano, a insittuição que o rapaz trabalha anunciou sua destituição.

O homem identificado como Ulises Fernando Bernal Miramontes puxou os cantos dos olhos enquanto a influenciadora Yoon Su Jin gravava um vídeo brincando com torcedores mexicanos.

Publicidade

Treta na comunicação

Gente como a gente: o estilo simples e alegre de Casimiro Miguel agrada às novas gerações de público
Gente como a gente: o estilo simples e alegre de Casimiro Miguel agrada às novas gerações de público Foto: Reprodução

Longe dos Estados Unidos, México ou Canadá, a Copa do Mundo tem intensificado uma rivalidade na comunicação brasileiro. Cazé TV e Globo continuam trocando farpas pelas transmissões da Copa do Mundo. 

Em tom de provocação ao ouvir que o goleiro Vozinha gosta de assistir novelas, Casimiro Miguel esquentou a ‘treta’: "a Globo tá passando um monte de novela, não tá passando jogo, tem que passar novela! O vozinha pode assistir lá”. 

Pouco depois, o perfil da Globo no Instagram respondeu a indireta com montagens do jogador de Cabo Verde como protagonista de novelas.

Corte antes de estreia

Poucas horas antes de estrear no Mundial, a Nova Zelândia perdeu uma peça importante no time comandado por Darren Bazeley. Por causa de uma lesão na coxa sentida no treinamento de sábado, o titular Matthew Garbett foi cortado do Mundial. 

Embora a federação não tenha informado o prazo de recuperação, Logan Rogerson foi chamado para substituir o meia-atacante. Como ele só poderá jogar na segunda rodada, a Nova Zelândia teve um jogador a menos no banco de reservas contra o Irã.

Fonte: Portal Terra