sábado, 8 de novembro de 2025

Após baixa eleitoral, Tiririca traz carreira política para o Ceará e evita cravar ser base ou oposição

Foto Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
O deputado federal Tiririca (PSD-SP) está de partido e de domicílio eleitoral novos. Em 2026, ele deve ser candidato no pleito cearense pelo PSD, que o filiou nessa quarta-feira (5), após saída "amigável" do PL. Ao PontoPoder, ele comentou a dupla migração, explicando as circunstâncias e a estratégia para a campanha à reeleição no próximo ano.

Segundo o deputado, não havia possibilidade de mudar o local de campanha e continuar no PL. A anuência, então, foi concedida pelo presidente nacional do partido bolsonarista, Valdemar Costa Neto, sem prejuízo ao seu atual mandato na Câmara Federal. "Ele achou que era momento", disse o parlamentar.

O reforço do PSD já tinha enfrentado atritos no PL. Em 2022, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ficou com o número de urna do correligionário, ato responsável, segundo Tiririca, pela diminuição dos seus votos. Antes disso, as rusgas já eram evidentes, devido à sua posição em relação aos projetos do então Governo Bolsonaro (2019-2022) na Câmara.

Sendo do mesmo partido, ele era o deputado que mais votava contra as propostas de Jair Bolsonaro.

Agora, ele passará a lidar com desafios próprios da política cearense. O PL é oposição ao governador Elmano de Freitas (PT), enquanto o PSD compõe a base – Domingos Filho, inclusive, é secretário estadual de governo. Contudo, Tiririca não pretende se prender a espectros políticos. "Eles me deixaram com essa liberdade. Eu não tenho essa coisa de acompanhar isso ou aquilo", pontuou.

Ele também esclarece sua relação com outras lideranças políticas, como o deputado federal e presidente do PSD Ceará, Domingos Neto, e o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD). Além disso, projeta seu desempenho eleitoral no Ceará, após estrear em São Paulo (2010) como líder em votos e registrar baixa em 2022.

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é morto a tiros em Pedra Branca após se envolver em briga e jogar moto de rival em rio

Foto Reprodução 
Um homem foi morto a tiros em uma casa na Rua Fortunato Silva, no Bairro Bom Princípio, em Pedra Branca, no interior do Ceará, na tarde desta última quarta-feira (5).

Dias antes do crime, a vítima, Denis Silva, de 38 anos, havia se envolvido em uma briga no município de Independência. As imagens circularam nas redes sociais.

No dia da briga, além de agredir um homem, Denis pegou a motocicleta do desafeto, despejou gasolina nela e arremessou o veículo de cima de uma ponte para um rio.

A polícia investiga se o assassinato de Denis tem relação com a confusão.

Segundo testemunhas, momentos antes de ser assassinado, Denis estava lanchando na companhia de amigos quando dois homens em uma motocicleta chegaram na residência e atiraram contra ele. Os suspeitos fugiram em seguida.

Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas e fizeram os primeiros levantamentos no local. O caso é investigado pela Delegacia de Pedra Branca.

Mais de 660 nomes de pessoas no Ceará são considerados raros

Foto Fabiane de Paula
Se você já se perguntou se o seu nome é comum ou exclusivo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agora oferece uma resposta detalhada.

A nova base de dados “Nomes no Brasil”, lançada com informações do Censo Demográfico de 2022, revela a frequência e a distribuição de nomes e sobrenomes em todo o País.

No Ceará, o levantamento apontou mais de 660 nomes raros, cada um com apenas 15 registros no estado. Esses nomes aparecem em ordem alfabética na lista do IBGE e representam uma pequena fração da população cearense.

Com informações do O Povo.

Estudantes do Ceará transformam sementes de jerimum em purificadores de água sustentável

Foto Ezequiel Vieira/ Opinião CE.
Ao perceberem que uma das principais formas de sustento da cidade poderia ser um dos aliados do equilíbrio ambiental, estudantes de uma escola pública do município de Cascavel desenvolveram uma iniciativa que garante acesso à água limpa e sustentabilidade, por meio da reutilização das sementes de Jerimum, que seriam descardas.

Com orientação da professora de Biologia Heloina Capistrano, as jovens estudantes da Escola de Educação Básica Municipal Benigna Pacheco, Damares do Nascimento (15) e Ágatha Letícia (14) criaram o projeto “H2BIO: biocompósito sustentável da semente do jerimum para a purificação de águas e conservação dos oceanos”.

Com base em análises, as pesquisadoras constataram que dois dos contaminantes mais predominantes nas águas, principalmente em comunidades periféricas de Cascavel, eram óleos e corantes sintéticos, como o azul de metileno, que contribuíam para altos índices de turbidez.

“A gente sempre pensou mesmo na comunidade do município que a gente vem, é muito comum o descarte inadequado desses corantes, de lixo. Lá em Cascavel tem uma comunidade periférica, com um rio extremamente poluído. Então, coletamos água e ela estava extremamente turva”, explica Letícia, ao Opinião CE.

Segundo a estudante do 9º ano, a ideia do projeto surgiu justamente para levar dignidade para famílias que não têm acesso à água limpa e para desenvolver também o equilíbrio ecológico de rios e regiões alagadas, que são constantemente poluídas.


“Então nossos protótipos foram criados pensando na aplicabilidade doméstica, nas famílias menos favorecidas e nesse índice de desigualdade que ainda existe muito no Brasil”, complementa

Com informações do Site Opinião CE.

Câmara de Senador Pompeu abre inscrições para concurso com vagas em diversas áreas

Foto Agência Brasil 
A Câmara Municipal de Senador Pompeu publicou nesta última quinta-feira (6), o edital do primeiro concurso público de sua história. O certame representa um marco para o órgão legislativo do município, que busca fortalecer o quadro de servidores efetivos e garantir maior estabilidade e transparência na gestão pública.

As inscrições terão início na próxima terça-feira (11), e seguirão abertas até o dia 19 de novembro. Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet, no site oficial da Câmara.

O concurso oferece vagas para diversos cargos, abrangendo diferentes níveis de escolaridade. As oportunidades são para auxiliar de serviços gerais, motorista, vigia, agente administrativo, assistente técnico (Procon), encarregado de dados, fiscal do consumidor (Procon) e ouvidor público.

De acordo com o edital, o processo seletivo contará com etapas que incluem prova objetiva e, em alguns cargos, avaliações específicas conforme as atribuições da função. A iniciativa busca atender à necessidade de pessoal efetivo na Câmara e reforçar a atuação dos setores administrativos e de atendimento ao cidadão.

Mais informações sobre o concurso, incluindo número de vagas, salários, carga horária e conteúdo programático, podem ser consultadas diretamente no edital completo, disponível no site oficial da Câmara Municipal de Senador Pompeu.

Com informações do Site Revista Central.

Cinco pessoas morrem e mais de 130 ficam feridas após tornado no Paraná

Foto Reprodução 
Cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas após a passagem de um tornado, na tarde desta última sexta-feira (7), em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A informação foi confirmada pelo g1, na noite desta última sexta.

O Governo do Paraná, por meio de nota, afirmou que, por determinação do governador Ratinho Junior, está totalmente mobilizado acompanhando com atenção as chuvas e o impacto delas nas cidades do Paraná.

"A Defesa Civil já emitiu alertas vermelhos ao longo da tarde e da noite para seis cidades e já há acumulados bastante significativos em algumas regiões, superiores a 36 mm no começo da noite. Além disso as chuvas devem se prolongar ao longo do sábado. Ventos fortes superior a 70 km/h também já foram registrados pelos radares do Simepar e INMET", informou o governo do estado.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas fazendo atendimentos e levantamentos junto às prefeituras e autoridades municipais. As primeiras informações dão conta de impactos mais significativos em Rio Bonito do Iguaçu.

"O Governo do Paraná já vem atuando com muita celeridade para ajudar as cidades por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e não medirá esforços para auxiliar as famílias atingidas por mais esse evento climático. A orientação é procurar local seguro", salientou ainda a nota do Executivo.

Com informações do Diário do Nordeste.

Pais decidem fazer Enem após filho ser aprovado em três universidades no Ceará

Foto Arquivo pessoal.
Filhos que seguem os passos dos pais, na profissão ou na personalidade, são casos comuns – mas o caminho inverso também acontece. Uma família do bairro Pirambu, periferia de Fortaleza, é prova disso: os pais prestarão o Enem 2025, no próximo domingo (9), inspirados pelo filho, aprovado em três universidades públicas.

João Pedro Uchoa, de 18 anos, ingressou no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) neste ano, mas já carrega no currículo afetivo “o primeiro sucesso profissional”: ter levado os próprios pais a sonhar de novo.

“O professor é aquele que vai plantar uma semente de esperança em cada coração. E foi isso que eu fiz, primeiramente, dentro de casa: plantei essa sementinha de perspectiva de futuro. Trouxe para eles o que eu sempre digo: não existe limites nem idade para o conhecimento”, afirma, orgulhoso.

Além do incentivo, foi o sorriso de Pedro que inspirou a família, como conta a mãe, Kelly Rodrigues, 41. “Quando ele ingressou na UFC, fomos deixar ele nos primeiros dias de aula e vimos a alegria que ele sentia”, relembra a mãe, cujo sonho adormecido de cursar Serviço Social despertou nesse dia.

“Desde muito nova eu queria fazer uma faculdade, mas na época passar numa pública era muito difícil, e meus pais não tinham condição de pagar. Falei que me achava velha pra fazer faculdade, o Pedro me disse que a diferença, se eu não fizesse, é que chegaria aos 44 sem formação”, narra Kelly – hoje no 4º semestre do curso em uma faculdade privada.

A ideia de fazer o Enem, então, é “para tentar ingressar em uma universidade pública” ou conseguir um desconto na que está. A preparação para o exame, aliás, é coletiva: ela, o marido e o filho mais novo, que está no 3º ano do ensino médio, compartilham material e estudos.

Ingressar no ensino superior hoje é uma meta, mas já foi realidade concreta para o pai de Pedro, João Paulo Uchoa, 42. Há mais de duas décadas, ele chegou a cursar Física na UFC, mas não teve condições de permanecer na universidade.

Ao sentir a atmosfera dos recém-chegados à UFC, no dia em que foi deixar o próprio filho, a poeira do sonho se dissipou. “Ele perguntou como fazia pra voltar a estudar, e o João Pedro explicou que ele tinha que fazer o Enem. E aí ele falou: ‘pois no ano que vem eu vou fazer também’. E se inscreveu”, conta a esposa, Kelly.

Agora, a meta de João Paulo é cursar Administração, para tocar melhor o pequeno negócio que sustenta a família.

Com informações do Diário do Nordeste.