Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (31) a inclusão da vacina contra a covid-19 no calendário nacional de vacinação, a partir de 2024. Segundo a pasta, a recomendação priorizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença.
Na primeira semana de novembro, uma nova campanha reiterando a importância da testagem, da vacinação e do tratamento será lançada na TV aberta, nas redes sociais e em locais de grande circulação em todo país. “As vacinas passam por um rigoroso processo de estudo de qualidade antes de serem incorporadas ao SUS”, enfatiza a ministra Nísia Trindade.
O imunizante é ofertado gratuitamente pelo SUS para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.
Conforme dados do último Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil registra oscilação no número de casos de covid-19. Segundo a publicação, há crescimento de casos na população adulta do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O boletim apresenta informações referentes à semana epidemiológica 42, que corresponde ao período de 15 a 21 de outubro.