domingo, 30 de outubro de 2016

Roberto Cláudio é reeleito prefeito de Fortaleza


O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, continuará no cargo por mais quatro anos. O candidato do PDT foi reeleito pela maioria dos eleitores da Capital cearense neste domingo (30), tendo recebido, com 99,04% das urnas apuradas, 673.431 mil votos, o equivalente a 53,65% do total. Adversário de Roberto Cláudio no segundo turno das eleições municipais deste ano, Capitão Wagner (PR) recebeu  46,35% do total. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos somaram 1,92% e nulos 6,10% do eleitorado local.
 
Na comparação com o primeiro turno, quando obteve 524.973 votos, ou 40,81% do total, o atual prefeito registrou X mil eleitores a mais, enquanto seu adversário teve um avanço menor, de apenas X mil votos.
 
Apoio no segundo turno
 
Um dos fatores que ajudou  na ascensão de Roberto Cláudio no segundo turno foi a quantidade de apoio que ele conseguiu captar entre seus antigos adversários. Ronaldo Martins (PRB) e Tin Gomes (PHS), por exemplo, que juntos somaram mais de 55 mil votos no primeiro turno, apoiaram abertamente o atual prefeito, inclusive participando de sua campanha.
 
ronaldo
 
Além disso, Roberto Cláudio também recebeu apoio do PSB, partido de Heitor Férrer, que ficou neutro, assim como do PMN e Rede. O PT, por sua vez, chegou a cogitar apoiar o atual prefeito, sob influência da direção nacional da sigla, mas permaneceu neutro ao longo do segundo turno. 
 
A própria coligação de Roberto Cláudio, batizada de “Fortaleza só tem a ganhar”, já era a maior das eleições municipais da Capital neste ano, contando com 18 partidos. O atual prefeito, inclusive, também contou com o apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes, além do governador do Estado, Camilo Santana.  
 
Evolução nas pesquisas
 
A reeleição de Roberto Cláudio acabou confirmando a estimativa da última pesquisa de intenção de voto, divulgada neste sábado (29) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Segundo o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, o atual prefeito aparecia com 52% dos votos, contra 48% de Wagner.
 
Ao longo das eleições municipais deste ano, aliás, Roberto Cláudio sempre apareceu na ponta das pesquisas de intenção de voto elaboradas pelo Ibope. No primeiro levantamento, divulgado no dia 22 de agosto, ainda no 1º turno, o candidato do PDT aparecia com 29% dos votos, à frente de Capitão Wagner (21%) e Luizianne (18%).
 
 A segunda pesquisa, divulgada em 24 de setembro, foi a que mostrou o resultado mais apertado entre os candidatos do PDT e PR, tendo em vista que Roberto Cláudio aparecia com 34% das intenções, contra 28% de Wagner. Como o estudo tinha uma margem de erro de três pontos percentuais, foi considerado que havia empate técnico entre os dois.
 
arte
 
Já no segundo turno, porém, a pesquisa divulgada no dia 14 de outubro apontava Roberto Cláudio com 51% das intenções de voto, contra 38% de Wagner. Foi a maior diferença que o candidato do PDT conquistou em um levantamento do Ibope.
 
Maioria na Câmara
 
Ao que tudo indica, Roberto Cláudio não terá muitos problemas na Câmara Municipal de Fortaleza em seu segundo mandato na Prefeitura, já que, dos 43 vereadores eleitos, 30 são de partidos da coligação do atual prefeito, o que representa uma grande base aliada na Casa.
 
Os vereadores eleitos para a gestão 2017-2020 que apoiam o prefeito são: Adail Jr (PDT); Salmito (PDT); Antônio Henrique (PDT); Iraguassú Filho (PDT); Renan Colares (PDT); Dr. Elpídio (PDT); Benigo Júnior (PSD); Didi Mangueira (PDT); Márcio Cruz (PSD); Mairton Felix (PDT); John Monteiro (PDT); Dr. Luciram Girão (PDT); Professor Evaldo Lima (PC do B); Zier Ferrer (PDT); Paulo Martins (PRTB); Marcelo Lemos (PSL); Bá (PTC); Cláudia Gomes (PTC); Marta Gonçalves (PEN); José Freire (PEN); Frota Cavalcante (PTN); Jorge Pinheiro (PSDC); Priscila Costa (PRTB); Portinho (PRTB); Esio Feitosa (PPL); Michel Lins (PPS); Gardel Rolim (PPL); Raimundo Filho (PRTB); Larissa Gaspar (PPL) e Dummar Ribeiro (PPS).
 
camilo
 
Se considerados Evaldo Costa (PRB), Emanuel Acrizio (PRP) e Marilia do Posto (PRP), que tiveram seus candidatos apoiando Roberto Cláudio no segundo turno, pode-se dizer que o prefeito terá, ao todo, 33 aliados na Câmara Municipal.
 
Perfil e propostas
 
Eleito prefeito de Fortaleza pela primeira vez em 2012, após derrotar Elmano de Freitas (PT) no segundo turno, recebendo 650.607 votos na ocasião, ou 53,02% do total, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra é natural da Capital e atualmente tem 41 anos. Formado em medicina pela UFC, com mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA), ele ingressou na vida política em 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo PHS, com 21.283 votos. Reeleito em 2010, já pelo PSB, com 68.469 votos, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa no ano seguinte, por unanimidade.
 
Em seu plano de governo para seu segundo mandato, o prefeito promete fazer mais 130 quilômetros de corredores e faixas exclusivas de ônibus, recuperar e iluminar mais 200 praças, implantando um programa de manutenção permanente para os aparelhos de ginástica e brinquedos, garantir ar-condicionado e Wi-Fi em 100% dos ônibus da cidade, além de deixar Fortaleza com 100% de luz branca ou de LED nos próximos quatro anos.
 
Na área da educação, Roberto Cláudio garante que vai fazer mais 20 escolas de tempo integral, gerando mais 8 mil vagas, além de abrir outras 6 mil vagas em creches e seguir investindo na qualificação dos professores. Na saúde, o prefeito também garante que vai concluir o IJF 2, criando mais 203 novos leitos, uma nova UTI e um novo Centro Cirúrgico com nove salas de cirurgia, além de terminar de implantar um novo sistema de distribuição de remédios e abrir mais quatro Policlínicas para consultas especializadas e exames.
 
O prefeito reeleito também projeta fazer mais 30 "areninhas", efetivar 500 guardas municipais, que já estão concursados e treinados, contratar outros 500 agentes para implantar um novo esquema de segurança, entregar mais 13 mil novas casas populares e implantar 150 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, mais 120 estações do Bicicletar e  12 estações do Bicicleta Integrada, além de outras propostas.

sábado, 29 de outubro de 2016

PLANTÃO POLICIAL

ACOPIARA/CE LESÃO CORPORAL A FACA

No dia 29/10, por volta de 01h15min, a Policia Militar, foi informada através do 190 que havia dando entrada no Hospital Geral de Acopiara uma pessoa vítima de lesão corporal á faca. De imediato a o policiamento se deslocaram ao local onde foi constatada a veracidade do caso. De acordo com a vítima FERNANDO OLIVEIRA LIMA, 29 anos, solteiro, boia-fria, filho de Maria Oliveira Lima e Dejacir Oliveira Lima residente no Sitio Croatá, Acopiara/CE, o mesmo se encontrava em um Bar localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário, conhecido como “Bar da Lúcia”, quando durante uma discussão banal foi apunhalado com um golpe na
altura do pescoço.

O suspeito seria um individuo conhecido como Evelino, o qual reside no Bairro Moreira em Acopiara/CE. Logo após tomar conhecimento do fato o policiamento foi até o local onde teria ocorrido o crime, porém encontrou o estabelecimento fechado. 

A vítima foi transferida para o Hospital Regional de Iguatu.

QUIXELÔ/CE APREENSÃO DE ADOLECENTE POR FURTO DE MOTOCICLETA.

No dia 28/10, por volta das 22h00min, a Policia Militar localisou a motocicleta Honda Biz 125, ano 2009, cor cinza, placa NRA-4980, chassi: 9C2JC42209R127598, abandonada na Vila Coqueiro, Quixelô/CE, pertencente a pessoa de ANTÔNIA MACEDO DE OLIVEIRA, natural de Quixelô/CE, residente no Sitio Barroso I, a qual tinha sido furtada do lado da sua residência no dia 25/10/2016, e segundo testemunhas tinha sido o menor JEAN ALEXANDRE DA SILVA, nascido em 06/01/2001, solteiro, desocupado, natural de São Paulo, filho de Francelina Jose da Silva e Francisco Alexandre da Silva, residente na Rua Manuel Justino de Abrel, s/n, neta urbe. Em seguida o policiamento saiu em diligência e apreendeu o mesmo, o qual assumiu o delito. Após foi apresentado a autoridade competente na delegacia Regional de Iguatu acompanhado pelo agente do concelho tutelar, para serem realizados os procedimentos legais.

19 de novembro tem o Baile do boião

Vem aí!!!

Um morre e seis ficam feridos em colisão entre van e caminhão no CE

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em uma colisão entre uma van e um caminhão na estrada que liga os municípios de Massapê e Senador Sá, no interior do Ceará, na manhã deste sexta-feira (28). Entre os feridos está uma criança de três anos de idade.

De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, o acidente ocorreu por volta das 7h; as causas que levaram à colisão ainda não foram identificadas. O motorista da topic, Francisco Jânio Sousa de Maria, de 24 anos, morreu no local. Ele era natural de Granja e dirigia de Martinópolis com direção à cidade de Sobral.

As pessoas feridas na van, que conduzia cinco pessoas, foram socorridas pelos Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas à Santa Casa de Sobral. De acordo com a unidade, alguns deles passaram por cirurgias.

Algumas delas já receberam alta e outras seguem em estado de observação. A criança de três anos se encontra na UTI pediátrica da unidade. O estado de saúde delas não foi divulgado.

G1

Bandeira fica amarela, e contas de luz terão cobrança extra em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que os consumidores brasileiros vão voltar a pagar a taxa extra das bandeiras tarifárias a partir de novembro. No mês que vem, passa a vigorar a bandeira de cor amarela, o que implica na cobrança extra de R$ 1,50 para cada 100 kWh de energia consumidos.

A cobrança da taxa havia sido suspensa em abril deste ano, quando passou para a cor verde pela primeira vez desde que o sistema entrou vem vigor, em janeiro de 2015. A bandeira permaneceu verde até outubro, ou seja, por 7 meses.

Em nota, a Aneel justificou a mudança alegando que "a condição hidrológica está menos favorável" no país. Isso significa que a falta de chuvas levou à redução no armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas e, como consequência, foi necessário acionar um número maior de térmicas (usinas que produzem eletricidade por meio da queima de combustíveis) para atender à demanda por energia no país.
O sistema das bandeiras tarifárias foi criado justamente para arrecadar recursos que vão cobrir o custo extra com o uso de termelétricas. Isso é necessário porque elas geram energia mais cara que as hidrelétricas. As primeiras a ser acionadas são as termelétricas com custo de produção mais baixo. Conforme aumenta a necessidade, o governo determina o funcionamento das mais caras.

As bandeiras acompanham esse evolução. Quando há pouca ou nenhuma necessidade de geração por termelétricas, a bandeira fica verde e não há cobrança extra. Se essa necessidade aumenta um pouco, a bandeira fica amarela e passa a ser cobrado dos consumidores R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos.

Quando o custo com o uso dessas usinas sobe muito, a bandeira fica na cor vermelha, que tem dois patamares, e há uma cobrança extra nas contas de luz de R$ 3 ou R$ 4,50 para cada 100 kWh usados.

Fonte: G1

"Quero viajar, mas sem pressa, sem data para volta", diz Fátima

Nesta sexta-feira (28), a apresentadora Fátima Bernardes revelou durante seu programa "Encontro", a vontade de fazer uma longa viajem.
Em um bate-papo com sua plateia e seus convidados, Fátima qual seria o desejo deles antes de morrer e depois também opinou: "Sei lá, eu acho que quero viajar, mas sempre pressa, sem data para volta", disse ela, que está solteira desde agosto, quando anunciou a separação de William Bonner.

Sucesso de audiência nas manhãs da Globo, a emissora teria chegado a cogitar colocar o programa de Fátima a tarde, porém decidiu manter o horário e fazer novos investimentos no programa da apresentadora.

noticiasaominuto

Marinho marca no fim e dá empate ao Vitória contra o Flu: 2 a 2 no Maracanã

O Fluminense queria vencer para entrar no G-6. O Vitória, para escapar do Z-4. O empate em 2 a 2, na noite desta sexta-feira, no Maracanã, foi ruim para os dois times, que não alcançaram o objetivo na 33ª rodada do Brasileirão. Porém, o sabor menos amargo ficou com o time baiano: Marinho garantiu o placar ao marcar aos 42 minutos do segundo tempo.

A volta ao Maraca, após 11 meses, portanto, não foi como a torcida tricolor imaginava. Agora, a sequência sem vencer no campeonato é de cinco jogos. O Flu é o oitavo, com 48 pontos. O Leão, em 17º, soma 36 pontos. Vive um período igual sem ganhar.
O jogo começou truncado, com muitas faltas. As duas equipes demoraram a buscar o jogo, embora ambas precisassem do resultado. A bola rolou apenas 23 minutos, uma mostra da dificuldade em atacar. O Vitória saiu na frente, com Marcelo, após cobrança de falta de Marinho: o gol de cabeça mostrou a dificuldade tricolor em bolas levantadas. O Flu empatou com pênalti convertido por Richarlison, um lance com dois erros do árbitro Nielson Nogueira Dias. O atacante foi derrubado por Victor Ramos fora da área e o zagueiro deveria ter recebido o segundo amarelo. A virada, com Cícero, de cabeça, após cruzamento de Wellington Silva, premiou o time que atuou um pouco melhor. 

O Vitória não tinha mais nada a perder: partiu para o ataque. Argel Fucks fez trocas que deixaram o time mais ofensivo: entraram Serginho, Tiago Real e David. Por vezes, a equipe esteve desorganizada. Mas levou perigo, especialmente, em arrancadas de Marinho. Henrique evitou gol, ao cortar cruzamento de David, que Marinho iria completar. O Flu tentou manter a bola, mas não teve muito sucesso. Atacou pouco. Levir Culpi mandou a campo Marcos Junior e Magno Alves, mas a bola pouco chegou ao ataque. Scarpa, de fora da área, obrigou Fernando Miguel a fazer boa defesa. Até que Marinho marcou o 2 a 2: bateu rasteiro, após driblar Gum, em cruzamento de Euller. Cícero, nos descontos, de voleio, quase deu a vitória do Tricolor.

globoesporte

Após discussões, Renan diz que Carmén Lúcia é "exemplo de caráter"

Ao término de uma reunião no Itamaraty sobre segurança pública, nesta sexta-feira (28), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou que a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, é um "exemplo de caráter". Este foi o primeiro encontro entre os dois após as discussões desta semana sobre a controversa prisão de agentes da Polícia do Senado dentro da Casa.

"É um orgulho que vou levar para minha vida, de ser presidente do Congresso Nacional no exato momento em que a presidente Cármen Lúcia é presidente do Supremo Tribunal Federal (...) Ela é sem dúvida nenhuma o exemplo do caráter que nós precisamos que identifique o povo brasileiro", disse Renan.

Renan Calheiros também ligou para Cármen Lúcia na última quinta-feira (27) para pedir desculpas pelas últimas declarações dele. A presidente do STF não falou com a imprensa.
  
noticiasaominuto

TJCE aumenta multa para policiais em greve

O desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou o aumento da multa aos dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE) e demais integrantes da categoria. Os valores, que antes eram de R$ 3 mil para os representantes do Sinpol e R$ 800,00 para os demais policiais, subiram para R$ 5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente, conforme decisão proferida na última sexta-feira.

O Estado ingressou com petição informando ao magistrado sobre o descumprimento da decisão proferida por ele no dia 27 de setembro deste ano. Na época, o desembargador ordenou o imediato retorno dos policiais às atividades e estipulou multa, em caso de a categoria se negasse a cumprir a ordem judicial.

Conforme a liminar proferida sexta-feira, o Estado afirma que “os manifestantes vêm utilizando viaturas da Polícia Civil para bloquear ruas e avenidas, que alguns policiais deixaram seus postos de trabalho para acampar em protesto, e que outros passaram a praticar a chamada ‘greve branca’, retardando ou mesmo deixando de lavrar boletins de ocorrência”. O Governo ressaltou, ainda, que os policiais civis realizaram nova assembleia no 27 de outubro de 2016, “na qual deliberaram pela greve, a despeito da decisão judicial mencionada”, diz trecho do documento.

Descumprimento
De acordo com o magistrado, “o Sinpol-CE está aparentemente a descumprir a ordem judicial que determinou o encerramento imediato do movimento grevista, pelo menos desde a assembleia geral realizada no dia 27 de outubro de 2016, quando foi decidido retomar a paralisação”, afirmou. Com esse entendimento, o desembargador Luiz Evaldo Leite decidiu pelo aumento das multas para os policiais que insistirem na paralisação.

O presidente do Sinpol-CE, Francisco Lucas, disse na noite de sexta-feira que ainda não foi comunicado sobre a decisão da Justiça. “Vamos verificar a veracidade e, se proceder, ingressaremos com recurso”, afirmou.

Na manhã de sexta-feira, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Andrade Júnior, afirmou, em entrevista exclusiva à webTV do Diário do Nordeste - TV DN, ontem, que a greve dos policiais civis deflagrada na noite da última quinta-feira (27) é ilegal e “não tem como o Estado democrático de direito aceitar uma ilegalidade”.

Essa segunda paralisação da categoria ainda faz parte da greve deflagrada em 22 de setembro e decretada ilegal pela Justiça no dia 27 daquele mês, conforme o delegado geral. No dia 29, os policiais civis encerraram o movimento paredista e as delegacias de todo o Estado retomaram o funcionamento normal, até ontem (quinta-feira), quando o atendimento foi novamente interrompido em algumas unidades. “O posicionamento, não apenas da Polícia Civil, mas de todo o Estado, e aí entendo como o Poder Executivo e o Poder Judiciário, é no sentido de que não podemos aceitar (a greve). Existe uma causa judicial que está tramitando no Tribunal de Justiça. Tem um desembargador que tomou a decisão e não cabe questionar”, reforçou o delegado geral da Polícia Civil.

Atendimento
Sobre a falta de atendimento nas delegacias, Andrade Júnior orientou as pessoas que se sentirem prejudicadas a denunciar. “Primeiro, a gente pede que a população se dirija a uma Delegacia e, se por ventura, nessa delegacia não for atendida, entre em contato com o telefone 190 e informe que não foi atendida para que a gente tome as medidas cabíveis”, disse.

Conforme a SSPDS, policiais militares conduzindo presos em flagrantes são orientados a procurar a Delegacia da área. Em caso de não realização do procedimento, os PMs devem registrar a recusa do flagrante para que os policiais civis que se negarem sejam investigados pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Caocrim), do Ministério Público do Ceará (MPCE), não se posicionou sobre o caso.

Já o presidente da comissão permanente de segurança do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), juiz Mauro Liberato analisou que a greve policial pode vir a prejudicar a segurança da votação do segundo turno das eleições municipais para prefeito em Fortaleza, mas disse que o órgão está preparado. “Já adotamos todos os procedimentos para que as eleições transcorram naturalmente. Tivemos o reforço do Exército e ainda temos a Polícia Militar e a Polícia Federal para manter a segurança, então acredito que irá ocorrer bem”.

Fonte: Diário do Nordeste

Último debate na TV tem clima acirrado com acusações

Após uma sequência de debates acirrados neste segundo turno, os dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza estiveram frente a frente, na noite de sexta-feira, na TV Verdes Mares, onde participaram do último encontro televisivo antes da votação deste domingo (30). Capitão Wagner (PR) e Roberto Cláudio (PDT) discutiram temas como mobilidade urbana, saúde, educação e outros. Ao Diário do Nordeste, eles também fizeram avaliação positiva das campanhas e demonstraram otimismo quanto ao resultado das urnas.
O debate, mediado pelo jornalista Luiz Esteves, teve três blocos, nos quais os dois postulantes trocaram perguntas e respostas sobre temas livres e também temas determinados. Antes do início do programa, dezenas de apoiadores de Roberto Cláudio fizeram bandeiraço e entoaram palavras de ordem em frente ao prédio da emissora. Antes, parte deles já estava no cruzamento das Avenidas Antonio Sales e Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres.

Apoiadores da candidatura do Capitão Wagner também marcaram presença, embora em menor número. Apesar de trocas de provocações verbais entre os dois grupos, a convivência foi pacífica na maior parte do tempo. Um esquema policial fez a segurança dos manifestantes.

Os dois candidatos chegaram à TV Verdes Mares quase no mesmo horário, pouco depois das 21h. Capitão Wagner avaliou que a estratégia adotada na campanha foi “correta”, mas fez críticas à postura de militantes do adversário. “Uma campanha que, na televisão, se mostra limpa e que nas redes sociais não tem o mesmo viés não pode ser utilizada como está sendo para denegrir nossa imagem, com militantes sendo pagos para nos agredir. Aqui na porta da TV vários militantes pagos (estavam) bebendo e agredindo o candidato adversário”, reclamou.

Máquinas
Confiante, ele disse, ainda, acreditar que no domingo celebrará “uma grande vitória”. No camarim, Capitão Wagner fez uma transmissão ao vivo no Facebook na qual afirmou que sua candidatura venceria “quatro máquinas”. “As quatro máquinas que estão bem alinhadas são o Governo do Estado, a Prefeitura, a Assembleia e a Câmara Municipal, que estão alinhadas desde o primeiro momento, e a gente não tem nenhuma dessas máquinas à nossa disposição. A máquina mais forte que a gente tem é a vontade do povo, é a vontade de se libertar”, explicou depois.

Apoiado por dois dos três senadores da bancada cearense no Senado Federal, Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), ele sustentou que o peso do apoio dos dois parlamentares é diferente das “máquinas” que atuam em prol da campanha do pedetista. “É o peso que traz o tempo de televisão que me trouxe no primeiro turno, é o peso que vai me ajudar na gestão a buscar os recursos para administrar a cidade, mas você vê que nenhum recurso dos senadores foi destinado para a campanha”.

Futuro
Roberto Cláudio, por sua vez, ao analisar a disputa, disse que se manteve fiel a uma campanha limpa, propositiva e conectada com os problemas da cidade. O último debate, segundo ele, seria aproveitado para discutir, sozinho ou junto com o adversário, realizações da atual administração e o futuro de Fortaleza.

“Em todos os debates, eu só fiz pergunta propositiva. Sempre. Sobre temas genéricos, sobre situações importantes da cidade, para que o meu adversário pudesse expor o que pensa e eu também. Infelizmente, fui recorrentemente atacado”, lamentou. “Acho que a cidade, quando está nos acompanhando, não quer troca de acusações. O que as pessoas querem é uma visão moderna, de futuro para Fortaleza”, completou o prefeito.

O pedetista salientou, também, que a campanha serviu como “instrumento de aprendizagem” para, caso seja reeleito, “refinar o governo”. “Para manter as coisas boas e melhorar o que não está funcionando como a gente quer”, argumentou. Feliz, ele afirmou que, no domingo, “é rezar, tomar um café da manhã, votar e esperar o resultado”.

Fonte: Diário do Nordeste

PLANTÃO ´POLICIAL

Policia

IGUATU CONDUÇÃO A DP POR RECEPTAÇÃO
No dia 27/10/2016, por volta das 12h20min, os policiais militares do grupo  RAIO 01,  realizando patrulhamento ostensivo na Avenida Amália Brasil,  no  Bairro  Vila  Neuma,  Iguatu/CE,  nas  proximidades  da  ponte,  avistaram  a pessoa de  FRANCISCO BERNARDINO DA SILVA NASCIMENTO, 26 anos, solteiro, servente de pedreiro, natural de Juazeiro do Norte-CE, numa motocicleta em atitude suspeita, ao ser abordado, o mesmo não apresentou documento de identidade, bem como   a   documentação   da   motocicleta.  Após   ser   realizado   uma   vistoria   na   moto, constatou-se que o motor é de uma HONDA CG 125, e o chassi e as demais peças de uma  Daelim 125cc, ano 95/96, cor preta, placa LVH 8322.  Ao ser indagado sobre aprocedência do veículo, o mesmo declarou que adquiriu a motocicleta por um valor de R$ 600,00 reais, não informando contudo o nome da pessoa que lhe vendeu. Diante do fato, o infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Iguatu/CE para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

ACOPIARA ROUBO E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

No dia 27/10/16, por volta das 19h25min, a Policia Militar através   da  CP-10141,  foram   informados   via   190   acerca   de   um   roubo   a   pessoa, ocorrido entre os sítios Catolé e Santarém, zona rural de Acopiara/CE.

A vitima Jonas Bandeira da Mota, 26 anos, agente de saúde, seguia para a sede do município, conduzindo  uma  motocicleta  modelo  HONDA/POP  100, ano  2007/2008,  cor  preta, placa HYJ 5332, inscrição de Acopiara/CE, quando foi interceptado por dois elementos magros em uma BROZ, cor verde, sendo que um deles estava armado de revolver. Os elementos subtraíram da vitima a sua motocicleta, um celular modelo (MOTO E) e uma quantia de aproximadamente R$ 600,00, logo em seguida os mesmos se evadiram do local tomando rumo ignorado. Vale ressaltar que quando a vitima retornava para cidade na   localidade   do   Sitio   Panelas,   o   mesmo   veio   a   localizar   a   sua   motocicleta abandonada. A vitima foi orientado a fazer o boletim de ocorrência na delegacia de Policia   Civil.   Informo   ainda   que   o   policiamento   segue  em   diligência   no  intuito de localizar os infratores.

Migração AM/FM: 189 emissoras estão prontas para assinar o termo aditivo. 12 são do Ceará

Uma nova lista das emissoras que estão prontas para assinar o termo aditivo de migração do AM para o FM foi divulgada nesta quarta-feira (26). Outras 45 emissoras foram incluídas na listagem do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), totalizando 189 rádios.

Todas deverão participar do ato de assinatura em 7 de novembro, quando é comemorado o Dia do Radialista. A solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro Gilberto Kassab.

Na lista estão as emissoras que já receberam o boleto e ainda não efetuaram o pagamento da diferença de outorga, as que irão receber o boleto nos próximos dias, além daquelas que estão com exigências a ser atendidas. De acordo com a divulgação, 32 novos boletos foram emitidos.

As emissoras devem pagar os boletos o mais breve possível, para tentar garantir a participação no ato de assinatura. Segundo o MCTIC, 145 rádios têm alguma exigência a ser cumprida antes de receberem o boleto.

Minas Gerais permanece como o estado com mais emissoras aptas para migrar (22). Em seguida, estão as emissoras de São Paulo (19), Santa Catarina (17), Paraná (14), Mato Grosso (13), Bahia (12), Ceará (12) e Rio Grande do Norte (11), além das rádios de outros estados constantes da lista.

As emissoras participantes deverão confirmar presença, junto à ABERT, indicando o nome do representante, identidade e CPF. Essas informações devem ser enviadas com a maior brevidade possível para o e-mail jurídico@abert.org.br.

Supremo decide que servidor público que fizer greve terá salário cortado

O STF (Supremo Tribunal federal) decidiu ontem, por 6 votos a 4, que o poder público deve cortar os salários de servidores em greve. A sentença tem repercussão geral e obriga todos os tribunais do País a adotarem o entendimento da corte sobre esse tema.

A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator, Dias Toffoli. Para ele, não deve haver descontos somente nos casos em que a paralisação for motivada por quebra do acordo de trabalho por parte do empregador, com atraso de pagamento dos salários, por exemplo.

“Quantas vezes as universidades não conseguem ter um ano letivo completo sequer por causa de greves?[...] O acórdão recorrido quer subsidiar a greve”, argumentou o relator.

Votaram com Toffoli Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia. Discordaram Edson Fachin, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski. O decano, Celso de Mello, estava ausente.

A tese formulada pelo Supremo diz que a remuneração deve ser suspensa imediatamente após a decretação da greve. E ainda acrescenta que uma eventual compensação só é cabível quando o empregador aceitar essa condição para chegar a um acordo com os trabalhadores.

“O poder público não apenas pode, mas tem o dever de cortar o ponto. Esse entendimento não viola o direito de greve[...]. O atual regime é insuficiente para incentivar a rápida composição do litígio pelas partes”, opinou Luís Roberto Barroso.


O Supremo analisou um recurso contra uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que proibiu a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) de descontar em folha os vencimentos de servidores que cruzaram os braços por cerca de dois meses, em 2006.

O julgamento começou em 2015, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Barroso.

A maior parte dos ministros disse que o corte dos vencimentos não implica em retirar do cidadão o direito a protestar com os braços cruzados.

O ministro Fachin defendeu, porém, que o desconto dos salários só pode acontecer por ordem judicial e se a manifestação for considerada ilegal. Na avaliação dele, apoiar tese contrário significa esvaziar o direito de greve do servidor.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que não é “lícito” pagar o salário integral para servidores públicos que fizeram greve. Ele citou que no setor privado os dias parados são entendidos como suspensão do contrato de trabalho.

“Isso é greve, é férias, o que é isso? Isso não ocorre no âmbito privado, cessa o pagamento de imediato. Como sustentar isso? Não estamos falando de greve de um dia.”, afirmou o ministro, um dos que votaram a favor da penalização dos grevistas.

Policiais Civis iniciam greve

Com o início da paralisação apenas duas delegacias funcionarão em todo o Estado

A partir da 0h desta sexta-feira (28),  a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) entra em nova greve. A informação foi divulgada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará, Francisco Lucas de Oliveira após assembleia da categoria realizada nas proximidades do Palácio da Abolição, no bairro Meireles. Essa é a segunda greve em menos de dois meses.

A primeira delegacia a ser fechada foi o 2º Distrito Policial (DP), na Aldeota. Ainda de acordo com o presidente, com o início da greve, apenas uma delegacia funcionará na Capital e uma no Interior. "A partir de meia noite vai funcionar em Fortaleza a delegacia do 34º DP, no Centro, e no Interior do Estado, a Delegacia Regional de Iguatu".

Entretanto, na manhã desta sexta (28) os representantes da categoria mudaram a programação. Desde as 8h, funcionam em Fortaleza a delegacia de Defraudações (Rua do Rosário, 199) e Delegacia da Criança e do Adolescente (Rua Tabelião Fabião, 114, Presidente Jennedy). No Interior, apenas a Delegacia Regional de Icó.

Lucas disse ainda que todas as delegacias foram orientadas a não realizar nenhum tipo de atividade e os policiais à se dirigirem ao acampamento, em frente ao Palácio da Abolição. Na greve realizada em setembro, as reinvindicações foram o aumento salarial e o aumento do efetivo.

A Administração da Polícia Civil e a Controladoria Geral dos Órgãos de Disciplina e Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD) afirmaram que, "tendo em vista a decretação pela continuidade da greve por parte dos policiais civis, em flagrante ilegalidade, todas as medidas criminais e judiciais serão implementadas imediatamente".       

Icó receberá a 10ª Delegacia da Mulher do Estado do Ceará

O município de Icó, no Centro-Sul cearense, vai receber a 10ª Delegacia de Defesa da Mulher no Estado. A mensagem foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa junto com uma emenda que amplia o atendimento.
Além de criarem a delegacia, os parlamentares também aprovaram a emenda que evita que mulheres que tenham sofrido violência fora do ambiente doméstico tenham que se dirigir a uma delegacia comum.
A expectativa agora é pela abertura de licitação e assinatura de ordem de serviço para as obras serem iniciadas. Ainda não há previsão de inauguração.
De acordo com o artigo 185 da Constituição Estadual, todo município cearense com mais de 60 mil habitantes deve ter uma delegacia especializada no atendimento à mulher. Icó será apenas o 10º município de 24 que deveriam contar com uma destas delegacias.
Os nove municípios que já contam com as delegacias são:
- Caucaia
- Crato
- Fortaleza
- Iguatu
- Juazeiro do norte
- Maracanaú
- Sobral
- Quixadá
- Pacatuba
Os 14 que seguem sem sede:
- Itapipoca
- Maranguape
- Aquiraz
- Quixeramobim
- Canindé
- Russas
- Crateús
- Tianguá
- Aracati
- Cascavel
- Pacajus
- Horizonte
- Camocim
- Morada Nova
TV Diário

Justiça determina cancelamento de vaquejada em Solonópole sob multa de R$ 100 mil

Festa aconteceria nesta sexta; justiça determinou cancelamento
A Comarca deste Município determinou, através de liminar, que a vaquejada que seria realizada a partir desta sexta-feira (28) fosse suspensa. Caso a decisão seja descumprida a justiça prevê uma multa de R$ 100 mil por dia. A liminar foi concedida pelo juiz Sérgio da Nóbrega Farias em atenção a um pedido da promotora de justiça Regina Mariana Araújo. De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) a liminar é direcionada contra o empresário Aníbal Pinheiro Fernandes, idealizador do evento, e contra o Município de Solonópole por autorizar a realização da vaquejada.

Em sua decisão o juiz Sérgio da Nóbrega determina que Aníbal Pinheiro “se abstenha imediatamente de realizar a vaquejada sob pena de multa, além da responsabilização civil e criminal”. O magistrado também orienta que a Prefeitura de Solonópole não pode conceder “nenhuma autorização para a realização de vaquejadas em todo o seu espaço territorial”. A justiça prevê multa de R$ 100 mil diários também para a Prefeitura, caso a determinação não seja obedecida.

Festa já estava cancelada

Segundo a promotora de Justiça, “mesmo ciente do julgamento da questão no Superior Tribunal Federal, o organizador do evento insistiu em sua realização”. Por telefone, Aníbal Pinheiro disse que a vaquejada já havia sido cancelada desde a semana passada. “Antes do evento em Brasília, a Associação Brasileira de Vaqueiros (Abvaq) me ligou pedindo para eu cancelar a festa. Eu fiz uma publicação de uma nota explicando e não vou fazer mais”, confirmou o empresário.

Na mesma ação, a Promotoria de Justiça entendeu que a Prefeitura deveria ser incluída na ação já que a gestão seria dona do espaço para o evento acontecer, além e prever a realização da festa. “Como se não bastasse a expedição de uma autorização para a realização da festa, o local do evento pertence ao demandado, assumindo, ademais, parte do ônus financeiro por sua realização, o que contraria toda a ordem jurídica vigente e, por conseguinte, dispensa maiores argumentos quanto à necessidade da intervenção judicial para reverter esta situação”. Aníbal, no entanto, rebate. “O terreno não é da prefeitura o terreno é nosso, é particular”.

Blog do Diário mostrou

Apesar da determinação do MPCE, o Diário Sertão Central mostrou que no dia 21 de outubro o empresário já havia resolvido cancelar a festa. O filho de Aníbal Pinheiro contou que “questões pessoais” foram levadas em conta, mas disse que o cumprimento das ordens judiciais estariam entre as razões. Naquele dia já circulava em grupos de WhatsApp da região uma nota, como sendo de Aníbal, confirmando o cancelamento da vaquejada. “Estamos todos empenhados pela mesma causa e voltados exclusivamente ao nosso evento de Brasília”, dizia a nota.

DN Sertão Central

Caucaia: Ibope aponta vitória de Naumi com 59%; Eduardo tem 41%

A pesquisa do Ibope realizada entre os dias 26 e 28 e divulgada na noite desta sexta-feira (28) pela TV Verdes Mares, aponta o candidato do PMB, Naumi Amorim, como futuro prefeito de Caucaia. Segundo o Ibope, Naumi tem 59% dos votos válidos, enquanto Eduardo Pessoa (PSDB) tem 41%. Entre os entrevistados, 10% disseram que irão anular o voto ou votar em branco, enquanto 5% não quiseram ou não souberam responder.
Em relação à última pesquisa, Naumi perdeu um ponto e Eduardo ganhou três. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 213.178 eleitores estão aptos a votar no segundo turno a ser realizado nesse domingo.
A pesquisa do Ibope, contratada pela TV Verdes Mares e registrada com o protocolo 9187/2016 no TRE, ouviu 504 eleitores e tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com uma margem de confiança de 95%. Na primeira sondagem sobre o segundo turno, Naumi apareceu com 54% e Eduardo com 33%.

Sertão Central ganhará mais 39 km de malha rodoviária pavimentada

A obra de pavimentação da rodovia CE – 166, no trecho do entroncamento da CE-060 (Quixeramobim) – Encantado, segue em andamento, com 96% de avanço nos serviços executados. Realizada pela R. Furlani Engenharia LTDA e fiscalizada pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a obra tem previsão de término para o primeiro semestre de 2017.

Ao todo, 39,7 quilômetros de rodovia recebem serviços de pavimentação, movimento de terra, revestimento asfáltico, obras d’arte correntes, drenagem, sinalizações (horizontal e vertical) e proteção ambiental. Com o término da pavimentação, a população de Quixeramobim, Senador Pompeu e Piquet Carneiro poderá contar com uma via mais segura e confortável no deslocamento de passageiros e escoamento de mercadorias, além da redução no tempo e no custo de transporte.

A obra é mais uma contemplada pelo Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV, e conta com investimento do governo estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 25.913.345,15.

Do DER

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

STJD nega ação do Figueirense e mantém vitória do Palmeiras

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recusou o pedido do Figueirense, que pedia a anulação da partida contra o Palmeiras, vencida pelos paulistas por 2 a 1, por conta de erros da arbitragem. Os catarinenses haviam entrado com o processo na noite da última terça-feira.

Com a decisão, o Verdão segue com 64 pontos, sete a mais do que o vice-líder Flamengo, que teve seu duelo contra o Fluminense impugnado pelo Tribunal, por conta de possível interferência externa em decisão da arbitragem, que anulou gol do Flu após longa confusão.

Terra

Operação "Fim da Linha" prende traficantes em Orós

Uma operação realizada por policiais civis com o apoio de militares, denominada de "Fim da Linha", tirou de circulação nesta quarta as 5h30, dois traficantes. As informações são do repórter policial Richard Lopes.

A operação foi capitaneada pelo delegado Joel Moraes, com o auxilio do delegado regional de Icó André Franco, com os inspetores Márcio Lima, Rubens e da escrivã Rosa Lopes e militares comandados pelo subtenente C. Pereira e soldados Bruno e Veríssimo.

Foram presos através de mandados de prisão expedidos pelo juiz Lucas Medeiros de Lima, Gerialdo da Silva Pereira, de 21 anos, conhecido por Neguinho Gerialdo, residente na Rua das Pedras, na Vila Guassussê e Jonas da Silva Moreira 19 anos, residente na Rua Isaac Cândido, no centro de Orós.

Os dois foram surpreendidos em casa pelos policiais. Segundo o delegado Joel Moraes, as investigações para se chegar ao grupo criminoso começou com a prisão de Danilo de Freitas Barbosa. no dia 12 de setembro. Danilo havia sido preso com drogas, uma moto roubada e placa adulterada.

A polícia descobriu que a organização criminosa era liderada pelo traficante oroense Dedezinho do Igarói, que está preso na Pirc de Juazeiro do Norte. Outros envolvidos  desta facção criminosa estão foragidos e sendo caçados na região de Orós.

O delegado Joel Moraes acrescentou que a missão de Gerialdo era fazer a distribuição do entorpecente nos municípios de Orós e Icó e Jonas trazia a droga de Fortaleza, e ao desembarcar de um ônibus interestadual no terminal rodoviário de Icó, seguia para Orós. Todos foram indiciados por tráfico e associação para o tráfico.

Paula Fernandes dá primeira entrevista após vexame: "Mereço respeito"

Na última quinta (13), a cantora Paula Fernandes virou assunto nacional após deixar o cantor Andrea Bocelli no vácuo em dueto, durante show em São Paulo. O vídeo foi compartilhado na internet e a a cantora foi muito criticada. Ela alegou que estava muito emocionada. “Emocionada eu estava, mas travada nunca. Me preparei para isso”, afirma.

Para se explicar sobre o ocorrido e tentar apaziguar as críticas, Paula emitiu uma nota, via assessoria dizendo que a soprano Maria Aleida deveria se juntar à dupla, mas que, por problemas de saúde, teria desistido de subir ao palco de última hora. O fato foi desmentido pela soprano.
Paula soube de toda a repercussão e desabafou, em entrevista ao colunista Bruno Astuto: “O que rola é uma perseguição pesada comigo, em que sempre superdimensionam o que eu faço. Sou uma profissional séria e mereço respeito".

"Fiquei muito chateada, porque eu sou muito profissional, dou sempre o meu melhor. E, desta vez, pegaram muito pesado. Foi uma bomba atômica. Me sinto injustiçada", continuou.

Sobre o que aconteceu na ocasião, a cantora deu sua versão. "Na hora em que eu estava na coxia, praticamente entrando no palco, alguém me disse que a soprano estava com dor de garganta e não poderia cantar. Eu perguntei: “O Andrea está sabendo?”. Disseram que sim, mas ele não sabia. Na hora H, eu cantei os dois versos, ele não sabia, e ficou aquele silêncio. Ou seja, o que aconteceu foi uma desorganização da produção. Nem sei se ela estava doente, estou relatando o que me foi passado. O que eu vi é que ela pronta, arrumada, foi lá para trabalhar. Mas não subiu ao palco".

E continuou, falando sobre a repercussão: "Algumas pessoas superdimensionam ou distorcem o que eu faço; o que eu não faço, inventam. Já não é de hoje. Aquele foi um acontecimento isolado, eu fui crucificada como se tivesse dado um vexame. Num show, tudo pode acontecer. Nas duas primeiras músicas, tudo correu muito bem, mas disso ninguém fala, não é?".

Paula se defendeu, ainda, dizendo que não travou, ao contrário do que foi alegado. "É claro que eu estava emocionada, afinal estava cantando ao lado de um grande ídolo. Mas me preparei muito para aquele momento, estava muito feliz de estar naquele palco. Já fiz, graças a Deus, muitos duetos que me emocionaram, com pessoas maravilhosas, mas sou profissional. Acho injusto ter sido atacada dessa forma", conclui.

noticiasaominuto

Galvão Bueno e Jô Soares discutem no "Programa do Jô"

Convidado de Jô Soares na edição do “Programa do Jô” exibida na madrugada desta quarta-feira, Galvão Bueno entrou em atrito com o apresentador por conta dos elogios que fez tanto ao atual técnico da seleção, Tite, quanto ao anterior, Dunga.
´´Você não tem medo, um receio de ter que se desdizer, já que você elogia tanto qualquer que seja o nome do técnico? Por exemplo, o Dunga você cansou de dizer que ele como jogador era um símbolo´´, disse Jô.

Incomodado, Galvão rebateu: “Não, você não me viu fazer tantos elogios assim ao Dunga. Acho que o Dunga tem uma mania de perseguição, que estão o perseguindo. Por exemplo, terminava uma coletiva, ele levantava e ia embora, o Tite fica conversando com as pessoas. Os jogadores são basicamente os mesmos, mas percebe-se que jogam hoje com muito mais alegria, então eu não elogio todos os técnicos. Torço muito muito para a seleção, mas eu dou cada pancada´´, argumentou o narrador.

Jô ainda zombou: “Pouco. Eu acho pouco, acho que podia dar mais”.

´´O quê? Mas pera aí, agora na Olimpíada, quando teve para não se classificar. E depois da desclassificação da Copa América o comentário mais longo de futebol da história do ´Jornal Nacional´ e talvez o mais duro. E não era só em cima do Dunga, não. Era em cima do Dunga, da CBF. Eu não consigo admitir um presidente da CBF que não possa sair do país, porque está sendo investigado. Desde do dia que ele disse assim: ´me tirem daqui da Suíça e me mandem de volta, pra qualquer lugar, eu quero ir pro Brasil´. Tô falando do Marco Polo Del Nero , que nunca mais fez nenhuma viagem, porque tem medo de ser preso se sair do Brasil. Eu não concordo com essas coisas´´, esbravejou o narrador.

noticiasaominuto

Lula lidera todos os cenários de 1º turno para 2018, diz pesquisa

A 132ª Pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 19, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a liderança do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na intenção de voto para eleição presidencial de 2018, tanto na intenção espontânea quanto na intenção de voto estimulada nos cenários para o primeiro turno.

Na intenção de voto espontânea, Lula é favorito para 11,4% dos entrevistados, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), com 3,3%, e Aécio Neves, com 3,1%.

O presidente da República, Michel Temer, aparece em quarto lugar, com 3% das intenções espontâneas de voto; e Marina Silva (Rede), em quinto, com 2,4%.
No cenário 1, em que a pesquisa apresentou aos entrevistados como candidatos Lula, Aécio, Marina Silva, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro, Temer, Lula aparece em primeiro, com 24,8% das intenções de voto, seguido por Aécio Neves, com 15,7% e Marina Silva, com 13,3%.

Em um cenário 2, com Lula, Marina, Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Temer, novamente Lula aparece em primeiro, com 25,3% das intenções de voto, seguido por Marina, com 14% e Alckmin, com 13,4%.

No terceiro cenário, que teria como candidatos Lula, Aécio, Marina, Bolsonaro, o petista, mais uma vez, ficou na liderança. O ex-presidente da República teria 27,6%, seguido por Aécio, com 18,9%, Marina com 16,5% e Bolsonaro com 7,9%.

2º turno

O levantamento aponta, porém, desvantagem para Lula nas disputas de segundo turno com Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede).

A pesquisa trabalhou com vários cenários. Num primeiro que teria Aécio e Lula na disputa, a eleição seria vencida por Aécio, com 37,1% dos votos, contra 33,8% de Lula. Outros 23,7% seriam votos brancos e nulos e a pesquisa ainda aponta 5,4% de indecisos.

Numa disputa entre Aécio e Temer, o tucano venceria o segundo turno, com 38,2% dos votos contra 16,4%.

Se o segundo turno tivesse como candidatos Aécio e Marina Silva, o senador do PSDB também seria vitorioso, com 35,4%, e Marina ficaria com 29,5% dos votos.

Numa disputa entre Lula e Temer, o petista ganharia o segundo turno, com 37,3%, ante 28,5% de Temer.

O levantamento ainda ouviu os entrevistados sobre a possibilidade de um segundo turno disputado entre Marina e Temer, onde Marina seria vitoriosa com 38,1% dos votos, ante 23,7% de Temer.

No cenário disputado entre Marina e Lula, Marina teria 35,8% dos votos e Lula ficaria com 33,2%.

Para 80,3% dos entrevistados, não faz diferença se o presidente da República é homem ou mulher. Já 13% preferem um presidente homem e 5,7%, uma mulher.

A pesquisa CNT/MDA foi realizada de 13 a 16 de outubro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Fonte: Estadão Conteúdo

População promete protestar na votação do aumento salarial do alto escalão

Está previsto para esta quinta-feira (20) um ato na frente da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. O movimento está sendo organizado pelas redes sociais e visa protestar contra os aumentos salariais que estão previstos para os parlamentares, além de outros cargos do alto escalão da gestão pública do município.

Na data marcada para o ato, está prevista a votação dos projetos que estabelecem os reajustes para secretários, vereadores, prefeito e vice-prefeito do município. A reclamação dos manifestantes é que os aumentos estabelecidos para os cargos vão de 20% a 65%. Em valores reais os salários dos vereadores devem sofrer reajuste superior à R$2 mil, no caso do prefeito o acréscimo alcança os RS13 mil.

Na contramão do entendimento dos manifestantes, o vereador Antônio Cledimilson (PR) disse considerar pouco o que o parlamentar recebe e que o aumento poderia ser maio. Ele justifica que a necessidade de prestar assistência a população consome o subsidio e que para atender essa demanda o reajuste ainda é pequeno.

O presidente da Mesa Diretora da Casa, Danty Bezerra (PMN) disse acreditar que a votação deve ocorrer sem maiores transtornos e que a votação será tranquila. Já os manifestantes prometem fazer barulho para que os projetos não sejam aprovados.

TSE aprova envio de forças federais ao Ceará no 2º turno

A Corte do Tribunal Superior Eleitoral aprovou no início da sessão plenária desta terça-feira (18), o pedido do TRE do Ceará de envio de tropas federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições em Fortaleza. O voto favorável foi da ministra Rosa Weber, acompanhado pelos demais ministros da Corte do TSE. Na mesma sessão, o TSE aprovou também o envio de tropas federais para o 2º turno no Rio de Janeiro, em processo cuja relatora foi a ministra Luciana Lóssio.
Durante a apreciação da matéria pelo Pleno do TRE, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, também foi favorável à requisição das tropas federais. O procurador argumentou que "percebe que houve tranquilidade no 1º turno, mas diante do relato dos juízes da capital e da manifestação do governador, que é o chefe das forças de segurança no Estado, não vejo outra saída a não ser concordar com o pedido".
O presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, que integra a Corte do TRE, também posicionou-se favorável "a fim de resguardar a segurança de servidores, magistrados, mesários e dos próprios eleitores no 2º turno".
"Caso o TSE aprove o pedido do TRE, trabalharemos todos juntos, Justiça Eleitoral, forças de segurança do Estado e forças federais, com um só propósito de levar tranquilidade aos eleitores de Fortaleza, no próximo dia 30, para que possam escolher livremente e com total transparência o prefeito da capital nos próximos quatro anos", disse o  desembargador Abelardo Benevides Moraes,  presidente do TRE-CE.
Fonte: Cnews

Setembro bate recorde de calor, e 2016 pode ser ano mais quente da história

Setembro de 2016 foi o mais quente em 136 anos, segundo registros do Instituto Goddard da Nasa para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), em Nova York (EUA). A temperatura média foi 0,004ºC maior do que a registrada no mesmo mês em 2014, o mais quente até então. O período foi 0,91ºC mais quente que a temperatura média dos setembro entre os anos de 1951 e 1980.
Segundo os cientistas da Nasa, 11 dos últimos 12 meses consecutivos (desde outubro de 2015) estabeleceram novos recordes de temperatura. Em agosto a temperatura média foi 0,16°C mais alta que o agosto mais quente registrado até então, o de 2014.
Mantendo o ritmo pelos próximos meses, 2016 deverá ser o novo ano mais quente da história, superando 2015, que, por sua vez, bateu 2014.
Os cientistas alertam que não são os rankings mensais que importam, mas os números a longo prazo.
A análise mensal é feita a partir de dados disponíveis e coletados em 6.300 estações meteorológicas em todo o mundo, com instrumentos navais e localizados em boias para a medição da temperatura da superfície do mar e estações de pesquisa da Antártida.
O registro da temperatura global moderna começa por volta de 1880 porque as observações anteriores não cobriram o suficiente do planeta.
Fonte: UOL Notícias

Banda Aviões do Forró se pronuncia sobre investigações da Polícia Federal

s3://jgdprod us/wp content/uploads/sites/2/2016/10/comunicado avioes do forro

A banda Aviões do Forró, uma das administradas pelo grupo A3 Entretenimento, publicou em sua página oficial do Facebook sobre a investigação da Polícia Federal. É que a PF, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagraram a Operação “For All”, na manhã desta terça-feira (18), contra fraudes no Imposto de Renda que teriam sido cometidas pelo grupo A3.

Em nota, a banda afirma que está ciente da situação e colaborando com as investigações. Os vocalistas da banda Solange Almeida e Xand Avião foram duas das pessoas que prestarem esclarecimentos nesta terça, na sede da PF em Fortaleza. Além deles, os empresários Isaías Duarte e Carlos Aristides, do grupo A3 Entretenimento também foram levados para prestar informações na PF.
PF investiga sonegação de R$ 500 milhões da empresa dona do Aviões do Forró 
Shows inalterados 

Além disso, a banda informou em nota que a operação não vai afetar a agenda de shows da banda. “A banda Aviões está à disposição da Justiça para esclarecimentos e segue com sua agenda de shows inalterada”, anuncia o comunicado. Solange Almeida e Xand Avião viajam nesta terça-feira para fazer um show na cidade de Floriano, no estado de Piauí. Já nesta quarta-feira (19), a banda faz show no município de Lavras da Mangabeira, no Ceará.
Segundo a Polícia Federal, a operação investiga a sonegação de pelo menos R$ 500 milhões no Imposto de Renda dos investigados. Ao todo, 260 policiais federais e 35 auditores cumpriram 76 mandados judiciais, sendo 32 de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Russas e Souza-PB. Na capital cearense, os policiais estiveram em prédios da zona nobre, no Cocó e no Meireles.

(ACOPIARA) ROUBO DE VEICULO (MOTOCICLETA)

Resultado de imagem para elementos armados roubam motocicleta em
No dia 18.10.16, por volta das 19h20min, compareceu a este PPM a pessoa de Jacinto Trajano de Morais, 24 anos, natural Acopiara/CE, profissão recepcionista, filho de José Ferreira de Morais e Francisca Chagas de Morais, residente na Rua Aires nº 54, bairro Vila Esperança, Acopiara/CE. 

Á vitima seguia para o seu trabalho na cidade de Iguatu/CE, na CE-060 bem na saída de Acopiara para Iguatu, quando foi interceptado por dois (02) elementos em uma motocicleta modelo FAN de cor Vermelha, sendo que um deles se encontrava armado de Revolver, os acusados levaram da vitima a sua motocicleta modelo HONDA/CG 125 FAN KS, ano 2010, cor preta, placa NVE 7506, inscrição de Iguatu/CE, e em seguida tomaram rumo ignorado.  De imediato as viaturas RD-1267, CP-10141 e equipes do BP RAIO foram acionadas para o local e seguem em diligências no intuito de localizar e prender os acusados.
10 BPM Iguatu

O Shaolin do Sertão vira sucesso de público no Ceará e se prepara pra estourar no Brasil

Exibido por enquanto apenas nas salas do Ceará, O Shaolin do Sertão, segundo longa dirigido pelo cineasta cearense Halder Gomes, levou aproximadamente 55 mil espectadores aos cinemas. O número, que corresponde a 50% do público do Estado que assistiu a longas metragens no período, é contado da pré-estreia, no último dia 12, até a última segunda-feira (17).

Com o primeiro lugar nas vinte salas de cinema cearenses em que é exibido, O Shaolin do Sertão ocupa o sétimo lugar no ranking de público do país. O longa metragem cearense vence, no Estado, o líder nacional do ranking, “Inferno”, que traz Tom Hanks como protagonista.
A estreia nacional acontece na próxima quinta-feira (20), trazendo de volta o senso de humor cearense inserido num resgate histórico dos desafios de vale-tudo no interior do Ceará. Ambientado em Quixadá nos anos 1980, o longa metragem conta a história de Aluízio Li (Edmilson Filho), um aficionado por artes marciais que vive com a cabeça no mundo das lutas de tanto sonhar e assistir a filmes chineses.

O Shaolin do Sertão é comédia de ação que mistura Trapalhões e Bruce Lee
Motivo de chacotas em sua cidade natal, Aluízio Li terá uma grande desafio pela frente quando o lutador aposentado de vale-tudo Toni Tora Pleura (Fábio Goulart) anuncia um “tour” de desafios aos valentões de várias cidades do interior do Ceará, incluindo Quixadá. Dirigido pelo cineasta Halder Gomes, o mesmo de Cine Holliúdy, O Shaolin do Sertão traz frescor e originalidade pra repetir o sucesso através da comédia de ação e aventura em pleno sertão cearense.

O elenco conta com nomes como Dedé Santana, Edmilson Filho, Fafy Siqueira, Marcos Veras, Tirulipa, Falcão, Bruna Hamú, Igor Jansen, Frank Menezes, Karla Kareninna, Haroldo Guimarães, Fábio Goulart, Lailtinho Brega, dentre outros talentos locais.