Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para o Ceará deve, em breve, entrar em processo de estudo técnico. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira (30). Segundo ele, o MEC e o comando da Aeronáutica já iniciaram as discussões sobre a possibilidade da antiga Base Aérea de Fortaleza sediar o novo ITA.
Em coletiva de imprensa em Brasília, Camilo disse que a expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie a extensão do ITA para o Ceará até o fim deste ano. “Ainda não definimos o calendário. Haverá uma próxima reunião do comando da aeronáutica que será realizada em Fortaleza, com participação do Ministério da Educação, para conhecer melhor a área”, afirmou.
Camilo disse ainda que um grupo de trabalho interministerial, entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação, deve ser formado para definir quais os cursos serão implantados pelo ITA no Ceará, bem como os investimentos necessários para concretizar a extensão do instituto em território cearense.
“Essa é uma ideia que nós estamos discutindo, que queremos torná-la realidade. É uma decisão do presidente Lula e a escolha do Ceará pelos resultados alcançados ao longo da trajetória, desde a criação do ITA, pelo desempenho dos alunos que estudam no Estado e também para aproveitar o espaço da antiga Base Aérea de Fortaleza”, completa.
O ITA é uma instituição universitária pública especializada nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. Ligada ao Comando da Aeronáutica, é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. O instituto está localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo.