Foto: Guto Vital
Ser diagnosticado com câncer não traz somente agravos ao corpo, abala, também, o psicológico do paciente, de familiares e amigos. Lidar com esse diagnóstico nem sempre é tranquilo. Ao longo do tratamento, contar com a orientação de um psicólogo é fundamental.
No próximo domingo, dia 27 de agosto, é comemorado o dia do Psicólogo no Brasil. Data para enaltecer o profissional da área da saúde que estuda e orienta sobre o comportamento humano, e faz com que as pessoas consigam lidar com os sentimentos, traumas, crises, entre outras condições.
A TV Miséria conversou na manhã desta sexta-feira (25), com a Psicóloga Francisca Zildomar Gomes do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP) sobre a importância, e de como é feito o atendimento a pacientes oncológicos. Zildomar destaca que a unidade de saúde investe no atendimento multiprofissional, por entender que é um processo agressivo que compromete a saúde emocional dos pacientes. O atendimento é realizado desde o diagnóstico, até o momento que é dado a alta médica.
Todos os setores do HMSVP possuem profissionais de psicologia, o que segundo a Zildomar se faz necessário para o auxílio do tratamento. “Todo e qualquer processo de adoecimento ele pode comprometer a saúde mental do paciente, por isso é fundamental, em qualquer tipo de tratamento”, disse a psicóloga.