O prefeito Dr. Vilmar, a secretária da Educação, professora
Luiza Aurélia, e uma grande comitiva de Acopiara participaram na quarta-feira
(28), no Centro de Eventos de Fortaleza, da solenidade de entrega de premiação
Escola Nota Dez. A escola Elodia Tavares de Souza de Acopiara, foi a única da
Crede 16 a ser contemplada.
O prêmio foi entregue pelo governador Camilo Santana, ministro
da Educação, Aloízio Mercadante e o secretário da Educação do Ceará, Maurício
Holanda. A premiação teve como base as informações do Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. Foram avaliadas 212.860 crianças do
2º e 5º anos de mais de 4 mil unidades escolares públicas.
De acordo com o prefeito Dr. Vilmar, a premiação é destinada
a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de
alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização
(IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice
de Desempenho Escolar – (IDE 5).
Segundo a secretária da Educação, Luiza Aurélia, o prêmio
teve como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a
aprendizagem das crianças. Os dados do Spaece são utilizados no trabalho
desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais
no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria
da qualidade do ensino.
O governador Camilo Santana salientou que um bom exemplo
desenvolvido pela administração estadual é o Programa Alfabetização na Idade
Certa (PAIC) que, em 2007, começou suas atividades com a meta de garantir a
alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede
pública cearense. Em 2011, para expandir as mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos,
foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5).
Ainda de acordo com o governador cearense, o programa
beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão
municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e
de literatura. "Está focado em cinco eixos fundamentais: educação
infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do
leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa", lembrou Camilo.
Resultados de 2014
Entre os anos de 2007 e 2014, 84,6% % dos estudantes
encontram-se alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era
de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível verificar que houve uma
redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de
32,8% para 0,6%.
Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de
2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para
35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e
passou para 27,1%.