A falta de estrutura no entorno da estátua de São Francisco em Canindé, no Sertão Central, prejudica o turismo do município.
Na cidade, considerada o maior santuário franciscano das Américas, a devoção a São Francisco motiva as visitas de milhares de romeiros, de várias partes do país.
A estátua dedicada ao santo é o símbolo dessa devoção. Medindo 30 metros e 25 centímetros de altura, ela é a maior imagem sacra do mundo.
Apesar da importância, o entorno do monumento não está sendo bem cuidado. Os problemas começam no acesso à estátua; falta estacionamento e estrutura coberta, necessária por causa do sol forte.
O lixo se acumula em várias partes. É possível observar até animais mortos na água que fica aos pés da imagem. Por conta da falta de estrutura, as missas que eram realizadas no local tiveram que ser transferidas.
9 anos de descaso
Os problemas se arrastam desde 2005, quando a estátua foi entregue. No projeto original, estava prevista toda a estruturação do entorno do monumento para dar conforto aos visitantes e comerciantes, mas a empresa vencedora da licitação acabou abandonando a obra.
Além da questão jurídica, o município também enfrenta problemas financeiros para tocar os trabalhos.