domingo, 4 de agosto de 2013

Aldo nocauteia Zumbi Coreano e "salva" último cinturão absoluto do Brasil

O Brasil acabou com sua série negativas de disputas de cinturão. Depois de Vitor Belfort, Junior Cigano e Anderson Silva serem derrotados nos combates que valiam títulos, José Aldo deixou o trauma de lado e, pela quarta vez, defendeu com sucesso seu cinturão dos penas, no UFC 163, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. O brasileiro venceu Chan Sung Jung, o "Zumbi Coreano", por nocaute técnico no quarto roud.

José Aldo chegou ao Rio de Janeiro para sua quarta defesa do cinturão dos penas, desde que deixou o extinto WEC. 

Inicialmente, o adversário do brasileiro seria Anthony Pettis, mas por conta de uma lesão, a chance caiu no colo do “Zombi Coreano”, quinto colocado no ranking da categoria.

A luta

Aldo começou melhor o combate, acertando uma direita na cabeça de Jung. Depois de minutos de bastante estudo, o brasileiro partiu para queda e conseguiu jogar o coreano para o chão, que rapidamente se levantou. Antes de terminar o primeiro round, Aldo acertou um chute rodado e uma joelhada voadora na cabeça do "Zumbi Coreano".

O segundo round continuou com o equilíbrio do primeiro. Mais uma vez, José Aldo partiu para queda e buscou o katagatame, mas não teve sucesso. Antes do final do assanto, Jung tentou um triângulo de pernas, mas, assim como o brasileiro, não conseguiu alcançar seu objetivo.

Diferentemente dos dois primeiros assaltos, José Aldo partiu para queda logo no início do round. Quando Jung tentou uma joelhada voadora, o brasileiro evitou o golpe e levou o combate para o solo, ficando por cima no chão. Na sequência, os dois se embolaram na grade e aos poucos foram se levantando.

No final do primeiro round, o "Zumbi Coreano" cheou a encaixar uma chave-de-braço, mas não conseguiu finalizar. Antes do gongo soltar, os dois partiram para a trocação franca e Jung mais uma vez buscou uma joelhada voadora, mas acabou passando lotado pelo brasileiro.

O "Zumbi Coreano" começou melhor o quarto round, mas sentiu os chutes de José Aldo e virou presa fácil para o brasileiro no chão. No solo, o atual campeão dos penas partiu para cima e liquidou o combate no ground and pound.

Depois do final do combate, Chan Sung Jung ficou sentindo uma lesão no ombro, causada no momento em que tentou um golpe em José Aldo, quando os lutadores ainda estavam no chão.