quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Ceará consegue escoar 50 contêineres de mel para os Estados Unidos após acordo

Foto Reprodução 
Após firmar um acordo, o Ceará conseguiu o escoamento de 50 contêineres de mel que estavam parados após o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos neste mês.

O escoamento foi feito pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido brasileiro (Casa Ápis) via Porto do Pecém, e contou com suporte do Governo do Ceará, que ofereceu alternativas de absorção tanto no mercado interno quanto externo.

A Casa Ápis, que exporta cerca de 100 contêineres por ano aos EUA via Porto do Pecém, na Grande Fortaleza, conseguiu garantir novas vendas, incluindo vendas para o Estado e em negociações internacionais.

“Além de ter esse apoio que possibilitou negociar e oferecer descontos sem perder o fluxo de caixa, o fluxo de cargas e, principalmente, o cliente, essas medidas representam um respiro para empresários e cooperativas”, avaliou o especialista em negócios internacionais Augusto Fernandes. Fernandes destacou ainda que o decreto foi bem recebido pela comunidade produtora.

“Ele fala onde procurar, o que fazer e define responsabilidades. Esse direcionamento é fundamental”, avaliou.

Com informações do Site Opinião CE.